Header Ads Widget


Estou lendo o poeta espanhol Federico García Lorca


LORCA: Assassinado por políticos inimigos em sua época


Somente agora estou tendo a felicidade de ler alguma coisa sobre o escritor e poeta espanhol Federico García Lorca. Graças a importante reportagem sobre o autor, publicada pela revista Discutindo Literatura. Que poeta!

Sobre o mesmo diz a revista: "Alguns homens são poderosos, mas covardes. Comandam exércitos armados que praticam toda sorte de vergonhas.

A História registra a presença de muitos desses homens ao longo dos tempos, mas o século passado foi tristemente pródigo na incidência de regimes totalitários liderados por esse tipo de algoz.

E os Governos de exceção sempre perseguiram os artistas engajados. Aqueles que fizeram da totalidade ou de parte de sua obra um libelo contra o despotismo freqüentemente pagaram altopreço pela ousadia.

Federico García Lorca, considerado um dos mais importantes autores espanhois, foi um dos primeiros artistas a serem assassinados pelos regimes totalitários de direita do início do século 20, no caso, o do general espanhol Francisco Franco.

Em sua primeira prisão, determinada por um deputado da direita católica, Lorca foi acusado de ser “mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver”.

Lorca nasceu a 5 de junho de 1898 em Fuentevaqueros, na província de Granada, região de Andaluzia. Depois de vasta obra literária, e de ataques ao sistema político vigente da época, foi encontrado pelas forças golpistas e detido em sua terra natal.

Sem nenhum julgamento, Lorca foi executado em Víznar em 19 de agosto de 1936 e seu corpo jogado em um barranco da serra de Nevada.

Para saber mais sobre este brilhante poeta acesse aqui

Postar um comentário

0 Comentários