Header Ads Widget


Cefapro e Semec visitam escolas indígenas de Tangará



Passagem em afluente do Rio Sacre


Uma verdadeira aventura foi vivenciada neste mês de Junho pelos professores Feslisberto Pereira (Cefapro) e Edson Castoldi (Secretaria Municipal de Educação) numa visita que fizeram à algumas aldeias do povo Parecis em Tangará da Serra. Em todo tempo, acompanhados pela professora Nilse Zonizokemairo (halíti).

Eles foram até aquela localidade para observar as condições das unidades escolares e das vias de acesso, oportunidade em que também levaram merenda escolar, mesas de professor (a), mimeógrafos e outros materiais de uso nas escolas.

Foram visitadas as escolas das Aldeias Rio Verde, Batizá, Iliocê, Papagaio I e II, Sacre e Cabeceira do Osso ou Nova Esperança. Nessa ultima, a Prefeitura Municipal está construindo uma outra escola, agora de alvenaria, para atender a demanda do local.

O professor Édson atendeu a várias reivindicações dos indígenas, reclamações, queixas, anotando pedidos de materiais didáticos, mudas de árvores frutíferas para plantação ao redor das escolas, limpeza de pátio e construção de campo de futebol.

Os dois constataram ainda que há uma escola na aldeia da Cabeceira do Osso com precárias condições de uso: telhado de palhas de coqueiro já apodrecendo, piso de chão batido e outros problemas de ordem estrutural.

No entanto, um dos mais graves problemas, segundo os dois educadores, é a situação das estradas vicinais de acesso a essas aldeias.

Algumas dessas estradas estão praticamente intransitáveis, outras tomadas por “bancos de areia” e a passagem por um afluente do Rio Sacre, apresenta dificuldade que impossibilita ou dificulta a passagem de carros baixos.

Da sede do município à Cabeceira do Osso, são aproximadamente 265 km, sendo que a maior parte em estradas vicinais sinuosas em pleno cerrado arenoso. Como disse: uma aventura foi feita pelos dois educadores.


Ao centro, professor Felisberto. De camisa Azul, professor Edson Castoldi. Na companhia dos dois, uma professora de multi mídia da Aldeia Rio Verde

Postar um comentário

0 Comentários