Header Ads Widget


ROBÉRIO: o poeta das madrugadas, com novo livro para lançar


OUVINDO BRADOS DA SOLIDÃO. Este é o tema do novo livro de poemas do poeta, jornalista e professor universitário Robério Pereira Barreto. A obra deverá ser lançada em breve. Leia agora em primeira mão, parte do prefécio do livro:

Bramidos da solidão, de Robério Pereira Barreto (2007) se constitui numa obra poética com a tentativa de trazer à tona as aflições do leitor apaixonado, levando-o à condição de intérprete de suas próprias agonias.

Daí, os amores escondidos no fundo do coração, aos poucos lhes comprimem o peito, fazendo declara-se; sou humano e sofro por amor e daí?!

Por isso é necessário insuflar os corações apáticos para que eles possam sair da inércia. Normalmente, esses pobres seres são assim por que não ouvem bem as vozes interiores que lhes atormentam diariamente.

Por isso, os poemas deste livro apresentam-se a público como gritos que vêem do fundo da alma para despertar àqueles indivíduos que se encontram em latência constante, todavia não têm coragem de soltar ao universo o brado de suas paixões e sentimentos aos entes queridos.

A poesia de Bramidos da solidão revela ainda outra faceta do autor; o apelo metafórico feito para que se tenha respeito ao uso da língua nacional – português –, conforme está expresso nos dois quartetos das estrofes seguintes:

Não obstante estar a maior parte de meu tempo lidando com pessoas esse convívio é importante, mas, às vezes, secam-me as emoções, porque a todo instante deparo-me com as contradições humanas, as quais jamais serão dissipadas, pois físico e mentalmente todos nós carregamos o contraditório como marca individual e, portanto, resta ao isolamento da alma em sua magnífica complexidade causa-me inspirações e curiosidades.

Eis que encontro nesse momento o meu objeto de desejo, embora saiba que tudo que penso poeticamente seja apenas subjetivismo diletante.

A sedução causada pela solidão ao imo poético é, sem dúvida, conseqüência de minhas perambulações pelo universo das emoções passionais.

NOTA DO BLOG: O poeta Robério Barreto encontra-se atualmente na cidade de Irecê - BA, onde leciona no campus da Universidade Estadual da Bahia - UNEB.

Postar um comentário

0 Comentários