Header Ads Widget


Crise grave na universidade do Estado - Unemat

A cientista social e professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus universitário de Tangará da Serra, Marinês Rosa, encaminha para este blog, cópia da Carta dos docentes da instituuição, às autoridades constituídas e imprensa. Deve ser lida e refletida.

A Universidade do estado do Mato Grosso - UNEMAT - vive um momento de grande tensão, com vários problemas de gestão e de orçamento que comprometem a continuidade da sua existência.

Está agendada para às 9h de sexta-feira, dia 06, uma reunião com deputados, secretários estaduais, gestores e professores da Instituição, no auditório da Assembléia Legislativa, para que uma solução seja encontrada antes que a crise se torne mais grave.

Dentre os problemas a serem enfrentados destaca-se o do orçamento , incompatível com o crescimento da universidade em vários municípios do estado. Muitos cursos foram abertos para atender as demandas das regiões (geralmente a iniciativa partiu da classe política em acordo com a reitoria) sem que se fizesse um estudo da viabilidade dessas implantações.

Além disso, dos professores recentemente aprovados em concurso, muitos doutores assumiram, deslocaram-se com a família para este estado e já pediram demissão.

Há o risco de mais doutores abandonarem a Unemat, pois foram contratados para um regime de apenas 20h, sem vínculo com pesquisa, o que os fará perder sua credibilidade acadêmica, sem falar na perda da própria instituição que, ao não garantir dedicação exclusiva para seus professores mestres e doutores, não promove a pesquisa e sem pesquisa não poderá manter seu credenciamento como universidade, ou seja, deixará de existir.

Atualmente, muitos bolsistas e professores substitutos estão com salários atrasados e há várias questões estruturais comprometendo o funcionamento dos cursos. Somado a isso há o problema da intervenção do governo na autonomia da universidade, através da criação do núcleo sistêmico, ferindo a constituição.

Mas há também uma questão grave, para a qual o sindicato que representa todos os servidores exige uma urgente solução. De um lado, a fala de representantes do governo indica que o dinheiro da Unemat está sendo mal gerenciado, prova disso são as contas reprovadas pelo tribunal de contas.

De outro, a reitoria até o momento não se pronunciou prestando esclarecimentos à comunidade acadêmica sobre o fato. Professores, funcionários e alunos dos diversos campi têm feito passeatas e paralisações para chamar a atenção da comunidade sobre a real situação da universidade pública do estado.

A tensão tem aumentado e vários movimentos serão desencadeados daqui para a frente, até que governo e reitoria dêem respostas e tomem atitudes que impeçam a morte da Unemat.

Muitos alunos, muitas famílias e o próprio desenvolvimento sustentável do estado do Mato Grosso estão sendo prejudicados com a crise da instituição. Mais informações no site: www. adunemat.org

A matéria é assinada pela adunemat (Associação dos Professores da Universidade do Estado do Mato Grosso) – sub seção Tangará da Serra/MT.

Postar um comentário

0 Comentários