Header Ads Widget


Produtores de Tangará da Serra investem na produção de abacaxi e maracujá

O município de Tangará da Serra, poderá ser considerado um dos pólos importantes na produção de frutíferas no Estado de Mato Grosso.

A cultura do abacaxi já ocupa uma área de 800 hectares com o plantio de 32 milhões de pés da variedade pérola, e uma produção que atingiu 55 toneladas de frutos por hectare, na primeira safra.



Agora os produtores estão se preparando para o cultivo inicialmente de 100 hectares da cultura do Maracujá.

O pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hélio Kist, fala que o ponto positivo para o incentivo da produção de maracujá é a existência de uma indústria de polpa concentrada na região com a capacidade para produzir 100 toneladas de polpa por dia.

Segundo Kist esse trabalho de implantação da fruticultura é uma parceria com a Prefeitura de Tangará da Serra, que possui um viveiro e está produzindo mudas para repassar aos produtores rurais. A indústria repassou a semente para multiplicação e a Empaer está prestando assistência técnica.

A partir do mês de setembro, começa o plantio da cultura do maracujá.

O pesquisador ressalta que vão utilizar um material genético novo, com aptidão para consumo in natura e excelente para indústria devido à produção de polpa.

A variedade escolhida foi a IAC-275 e a previsão média é produzir 25 toneladas por hectare de fruto.

O técnico calcula que serão plantados mais de 100 hectares próximos à cidade de Tangará e na região cerca de 400 hectares de maracujá.


Comente essa notícia!

Postar um comentário

0 Comentários