Header Ads Widget


11 operações são deflagradas em MT

A máfia dos sanguessugas é somente uma das 11 operações da Polícia Federal em Mato Grosso nos últimos dois anos. Grande parte das investigações da PF deflagradas no Estado a partir de 2005 se referem a crimes ambientais.

Além dos sanguessugas, que teriam causado prejuízos de mais de R$ 110 milhões aos cofres públicos, a Polícia Federal também deflagrou operação para combater o tráfico internacional de mulheres (Espanha) e tráfico de drogas (Xeque-mate), através da operação denominada xeque-mate. Os crimes ambientais, no entanto, exigiram maior atenção. Ao todo, somaram oito operações que levaram à cadeia mais de 600 pessoas.

Em 2 de junho de 2005, foi deflagrada a Operação Curupira 1, que resultou até na prisão do então presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema). O órgão foi extinto no mesmo ano, dando origem a atual Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A Curupira 1 foi seguida pela parte 2 da mesma operação, além da Ouro Verde, Guilhotina, Mapimguari, Rio Pardo, Kayabi e campo verde. As investigações foram feitas conjuntamente com a Polícia Civil e Ministério Público. O objetivo é combater crimes ambientais comuns também em estados vizinhos.

Postar um comentário

0 Comentários