Header Ads Widget


Criação de uma polícia municipal?

Está mais do que provado e comprovado que os atos de marginalidade avançam enquanto o nosso aparelho de segurança se retrai, diminui, se torna fracote diante da ação sempre e sempre mais eficaz dos bandidos. Então, nós estamos mais do que necessitados de reduzir esses índices de violência e conseqüentemente de criminalidade.

Claro que nesses momentos em que a sociedade se debate com esse grave e seriíssimo problema das falhas na sua segurança pública sempre aparecem os salvadores da pátria. Como foi o caso do deputado federal e presidente do DEM nacional, Rodrigo Maia, propondo que nas cidades com mais de 500 mil habitantes seja criada a polícia municipal.

Está evidente que essa é uma jogada mais do que demagógica, popularesca e aproveitadora dos Democratas diante dos temores da população alarmada com essa crescente violência que lhes ameaça.

A incumbência de cuidar da segurança pública já é do Estado que deve procurar se safar dessa tarefa que é exclusivamente sua. Que a nossa polícia tenha um maior efetivo e maior e melhor estrutura para lhe possibilitar o trabalho digno e eficaz.

O que esse povo do DEM deveria botar na cabeça é que o Brasil tem necessidade premente de políticas públicas eficazes para tirar os nossos jovens dessas situações de risco e os adultos desempregados do meio da rua, aí sim, desviando-os dos caminhos da marginalidade.

É disso que nós todos estamos necessitados.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Caro Dorjival Silva,
    Gostaria de fazer algumas colocações apenas com o intuito de colaborar no debate de tema de crucial importância para a sociedade, mas, que no momento tem provocado polêmicas e divergências. Consciente do dever cidadão de participar na discussão e apresentação de sugestões para a solução de problemas coletivos,trago aqui a minha opinião.

    Interessante a proposta do deputado federal e presidente do DEM nacional, Rodrigo Maia, segundo a qual, nas cidades com mais de 500 mil habitantes seriam criadas polícias municipais.

    Esse papo de que a incumbência de cuidar da segurança pública é exclusiva das unidades da federação já está ultrapassado. É Conversa fiada esse jogo de empurra. Temos que seguir os exemplos que obtiveram êxito, como dos EUA, que possuem várias polícias.

    Serviços públicos de qualidade nunca são demais para o cidadão que vive revoltado por tanto pagar e quase nada receber em troca. É nas cidades que a gente vive. Nada mais justo que o chefe do executivo municipal dê as coordenadas sobre a política de segurança para o município.

    Costumeiramente vemos Brasil afora conflitos relativos ao emprego de força estadual em determinadas ocasiões, quando o prefeito solicita mas, se o evento não é ligado à governança estadual, nada feito. Nenhum efetivo é disponibilizado. Historicamente, sabemos que as PM são milícias umbilicalmente ligadas ao governador de plantão. E isso, nenhum militar de alta patente contesta. Que as nossas PM tenham um maior efetivo e estrutura ninguém é contra, porém, segurança pública nunca é demais.

    Cordialmente,
    DÉCIO NEVES.

    ResponderExcluir