Header Ads Widget


Por que os intelectuais continuam dispersos em Tangará da Serra?

Com tantos intelectuais, escritores, poetas e contistas em Tangará da Serra, não entendo o porquê de ainda não ter sido fundada a Academia Tangaraense de Letras, ou mesmo uma associação.

Se é por falta de incentivo e de uma pessoa para mobilizar os intelectuais para tal feito, podem contar com este escrevinhador em glebas alheias.

Como escritor e poeta, autor dos livros: A verdade e a ficção na poesia (1989) e Poesialerta (1992), tenho me sentido muito distante dos intelectuais da cidade e região.

Imagino que a fundação de uma associação de escritores e poetas, ou pensando mais alto, uma academia de letrados, seria de extraordinária valia para todos nós e para a grandeza cultural do Município.

Pense nisso e se houver interesse de sua parte me contate para marcarmos uma primeira reunião para discutir o assunto.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Dorjival, você está com razão quando diz que escritores e poetas
    deveriam unir-se para discutir literatura e também seus trabalhos.
    E digo o seguinte, eu como simples aprendiz de poetisa e amante da literatura ficaria imensamente feliz em poder fazer parte de um grupo de escritores, onde por certo eu teria muito q aprender, pois nossa cidade está bem equipada de grandes e experientes escritores.
    rejane tach

    ResponderExcluir
  2. Prezado colega escritor,

    As vezes me sinto muito feliz em ver idéias que há muito tempo as defendi sem sucesso e derepente serem colocadas em destaque por alguém tão engajado como sua pessoa. Colega poeta dorjival, há aproximadamente 4 ou 5 anos já tivemos (Carlos Tayano então Diretor de Cultura de Tangará, Wilder estudante de letras e jornalista, Eu e outros que desculpe a minha memória falha) essa mesma sensação e propusemos a realização de tal intento, todavia esbarramos na megalomania de algumas e na vaidade de outros, sobretudo, por que não havia por parte de alguns a compreensão do verdadeiro papel de uma academia literária, em especial numa sociedade em que impera a questão da mais valia, isto é, as pessoas estão mais preocupadas acumular bens de capatais em detrimento da socialização e compreensão de "capitais simbólicos e culturais" conforme quis Bourdieu. então, meu nobre, mesmo estando em outro estado não tenho parado de produzir e, portanto, conte comigo. Até por que em breve poderei ser agraciado com uma cadeira na AILA - Academia Irecense de Letras, uma vez que descobriram minha produção literária e ensaística e cogitam minha eleição ainda esse ano.

    ResponderExcluir