Header Ads Widget


Efeitos colaterais do péssimo ensino superior brasileiro

"A despreocupação governamental com o importante aspecto da qualidade de ensino permite o surgimento de efeitos colaterais danosos, como a venda de ‘diplomas’ pela Internet, felizmente surpreendidos e coibidos pela Polícia Federal”.

A afirmação foi feita pelo presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vladimir Rossi Lourenço, ao se referir à operação deflagrada hoje (14) pela Polícia Federal com vistas a desmantelar um esquema de venda de diplomas universitários falsos pela Internet.

As investigações que levaram à chamada “Operação Cola” apontam que, entre os diplomas vendidos, estão de direito, medicina, fisioterapia, enfermagem e engenharia.

Cada documento custava, em média, R$ 1.800,00.

Na avaliação de Vladimir Lourenço, a qualidade do ensino deve ser prioridade do governo, isso porque o ensino superior no Brasil está perdendo a qualidade em face de inúmeros fatores, sendo o mais importante deles a mercantilização, que tomou conta desse segmento.

É preciso ter presente que quantidade não é e nunca significou sinônimo de qualidade. O ensino não pode ser simples objeto negocial. A qualidade do ensino é fundamental para a definição do perfil do país que somos e do país que queremos”.

Disse isso, lembrando as recorrentes críticas feitas pela OAB à falta de fiscalização de instituições de ensino de baixa qualidade pelo governo.

Postar um comentário

0 Comentários