4 de junho de 2008

Alunos do ensino médio não têm hábito de leitura

Os estudantes brasileiros lêem de forma espontânea apenas 1,7 livro de literatura por ano.

A constatação é do Instituto Pró-livro, que ouviu 5,012 mil alunos do Ensino Fundamental em 311 municípios de todo país entre 29 de novembro a 14 de dezembro do ano passado.

Apesar de não haver dados parciais, o baixo índice de leitura é alto também em Mato Grosso, onde os técnicos entrevistaram meninas e meninos de escolas públicas da Capital.

O resultado sofrível deveria servir de alerta para as autoridades.

Só para ter uma idéia do problema vivenciado pela Educação, 45% dos entrevistados no Brasil foram classificados como não-leitores.

O índice sobe para até 5 livros/ano caso sejam considerados os livros didáticos. Também é importante considerar que 62% dos estudantes que lêem são influenciados pela mãe, o que comprova: leitura é um hábito familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com