Header Ads Widget


92% dos vereadores das capitais tentam reeleição

Levantamento feito pela Folha nas 26 capitais do país mostra que, dos 709 vereadores das Câmaras Municipais, 656 (92,5%) concorrem à reeleição neste ano. Dos 53 restantes, 12 tentam uma vaga de prefeito ou vice. Só 41 devem deixar espontaneamente o cargo .

Caso a maior parte dos vereadores consiga se manter nas Casas, a taxa de renovação deve diminuir ainda mais. Em três das capitais, a possibilidade de novos ares a partir do ano que vem é ainda menor: todos os atuais vereadores das Câmaras Municipais de São Luís (MA), Boa Vista (RR) e Vitória (ES) tentam se manter no cargo.

Os dados do levantamento revelam, ainda, que 394 políticos (55,6%) já estão pelo menos em sua segunda legislatura. Para o cientista político Geraldo Tadeu, da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o levantamento é "muito interessante porque comprova outros estudos, até internacionais, que apontam para a forte tendência de reprodução das elites políticas".

Para ele, ao mesmo tempo em que a manutenção das mesmas figuras gera "experiência" no trato político, ela cria uma "certa tendência à esclerose dessa elite, na medida em que impede a oxigenação" das administrações. Em apenas sete Casas há mais novatos que veteranos.

Há uma boa parcela exercendo o segundo mandato (23,3%), o terceiro (13,8%), o quarto (10,9%) e até o quinto (5%). Em Porto Alegre (RS), João Antonio Dib (PP) está no 9° mandato. O campeão é de Recife (PE): Liberato Costa Júnior (PMDB), na 10 legislatura.

Postar um comentário

0 Comentários