19 de julho de 2008

Quem completar 16 anos até outubro e quiser votar deve fazer inscrição eleitoral

Os jovens que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro, e quiserem votar nas eleições municipais deste ano, devem procurar os cartórios, postos eleitorais ou centrais de atendimento ao eleitor até quarta-feira para solicitar a inscrição eleitoral. O título é gratuito e impresso no momento da solicitação, caso toda a documentação esteja correta.

Para se alistar o jovem eleitor deverá procurar as unidades de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) munidos da carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência.

Somente a partir da constituição de 1988 que os jovens entre 16 e 18 anos conquistaram o direito ao voto. Nas eleições presidenciais de 1.989 o total de eleitores nessa faixa etária chegou a 4,03% do eleitorado do país.

Em Mato Grosso no pleito de 2006 os eleitores de 16 anos representaram 1,25% do eleitorado da época (1.940.270), ou seja, mais de 24 mil jovens eleitores. Já os de 17 anos representaram 1,98% do eleitorado, cerca de 38 mil e 407 eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com