5 de setembro de 2008

Eleições: débito com a Justiça provoca rejeição de candidaturas

A falta de quitação eleitoral foi a principal responsável pela rejeição de pedidos de candidaturas no país, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com o tribunal, dos 412 recursos apresentados por candidatos que tiveram suas candidaturas negadas pela Justiça Eleitoral, 106 referem-se à falta de quitação eleitoral.

A certidão de quitação eleitoral é o documento que comprova que o cidadão está em dia com suas obrigações eleitorais e em pleno exercício de seus direitos políticos.

A apresentação deste documento é obrigatório para aqueles que pretendem se candidatar a qualquer cargo eletivo.

De acordo com o tribunal, os candidatos que não votaram nas últimas três eleições e não justificaram sua ausência, nem pagaram a multa até o pedido de registro estão em débito com a Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com