Header Ads Widget


Polícia de MT também tortura presos, diz relatório

O relatório anual da organização não governamental de direitos humanos Human Rights Watch, publicado hoje, caracteriza a violência policial como um "problema crônico" no Brasil.

A ONG também qualifica de desumanas as condições dos presídios brasileiros, critica práticas de trabalho forçado e denuncia casos de violência rural. Segundo a ONG, moradores de áreas urbanas são vítimas tanto do crime organizado quanto do abuso de forças de segurança.

A Human Rights Watch estima no relatório que 50 mil pessoas são vítimas de homicídio por ano no País.

A ONG aponta o Rio de Janeiro como um dos principais focos da violência, por causa do tráfico de drogas e da ação das milícias.

Conforme o relatório, entre janeiro e junho do ano passado 757 pessoas foram mortas pela polícia do Rio, uma média de quatro por dia. Citando o relatório final da CPI do Sistema Carcerário, a ONG relata que tortura contra presos foi registrada nos Estados de Rondônia, Piauí, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, e Goiás.

De acordo com a ONG, povos indígenas e trabalhadores sem-terra enfrentam ameaças como resultado do conflito por terra.

A Organização cita no relatório um levantamento da Comissão Pastoral da Terra, segundo o qual 28 pessoas foram mortas em conflitos rurais em 2007.

Postar um comentário

0 Comentários