Header Ads Widget


Justiça eleitoral de Mato Grosso já cassou 18 prefeitos este ano

A juíza eleitoral Helícia Vitti Lourenço cassou o prefeito Adair José Alves Moreira (PMDB), de Alto Paraguai, município a 219 km de Cuiabá. Com isso, subiu para 18 o número de cassações em Mato Grosso desde a eleição de outubro, o que representa 12,7% das 141 cidades do Estado.

Adair foi cassado no dia 02 com a então vice-prefeita Tânia Siqueira (DEM), já que foram detectadas irregularidades na prestação de contas da chapa. No lugar de ambos assumiu a candidata com a segunda maior votação, Diane Vieira de Vasconcellos Alves (PPS).

O prefeito já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TRE) na tentativa de reverter a sentença. Apesar de reconhecer problemas na prestação de contas, ele alega que houve apenas uma irregularidade formal no preenchimento de um recibo de R$ 18 mil referente a serviços voluntários, o que não seria motivo suficiente para perda de mandato. Pelo menos uma ação cautelar já foi negada pela mais alta corte da Justiça Eleitoral do país.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também aguarda julgamento de um agravo regimental interposto pela defesa.

Com a cassação de Adair e a vice Tânia, Mato Grosso conta com número recorde de cassação desde a eleição de outubro.

A maioria das sentenças se deve às denúncias de compra de votos na campanha, mas pelo menos seis prefeitos já conseguiram reverter as derrotas em instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

A LISTA - Também foram cassados os prefeitos Júlio Ladeia (Tangará da Serra), Vilmar Giachini (Cláudia), Alcir Paulino (Juara), Vilson Pires (Paranatinga), Osmari Azevedo (Araguainha), Agenor Evangelista (Novo Horizonte do Norte), Juarez Costa (Sinop), Ricardo Henry (Cáceres), Erival Capistrano (Diamantino), Francisco de Assis (Ribeirão Cascalheira), Faustino Dias Neto (Santo Antônio do Leverger), Marcelo Ribeiro (Barão de Melgaço), Juracy Rezende (General Carneiro), Francisco Soares (Nova Olímpia) e Ronan Figueiredo (Poxoréu), Clóvis Martins (PTB) e Walter Faria (Canarana). Com a Gazeta

Postar um comentário

0 Comentários