29 de março de 2009

A festa que recebi dos conterrâneos nordestinos

À família nordestina que habita nesta urbe amada por todos nós, minha gratidão pela grande homenagem que me prestou, neste sábado, à noite, pelo transcurso de mais um ano de vida.

Sou grato por cada gesto. Cada abraço. Pelas palavras generosas a mim direcionadas pelos conterrâneos que primeiro escolheram essa terra como lugar para viver.

Grato, à família Pimenta.

Grato à direção do Centro de Tradicionais Nordestina – CTN Gonzagão.

Que festa mais linda a que vocês me proporcionaram neste 28 de março!

Grato pela homenagem recebida das meninas especiais da Escola Raio de Sol (APAE) desta cidade. E do poeta Jairo Pimenta.

Que linda dança! Que linda canção! Que lindos poemas!

Quanta emoção senti ao ver e ouvir aquelas belas jovens especiais cantando para este blogueiro e os demais aniversariantes presentes.

Quanta felicidade me proporcionou Franciele Caroline, minha esposa, pela bela mensagem a mim dirigida. Que presente inesquecível recebi de minha filha Sofia, 4 anos.

A festa que os nordestinos tangaraenses me oferecem neste sábado foi uma das mais grandiosas que já vivenciei.

A todos, meu carinhoso obrigado!

Manuela, do RS, está entre as mais votadas

O Portal 20Minutos.es lançou um concurso mundial: qual a mais bela política do mundo?

Veja o portal AQUI.

Quase meio milhão de pessoas já votaram.

A deputada federal Manuela, do RS, aparece entre as mais belas mulheres na política do mundo.
Quem está na frente é Luciana Leon, do Peru.


Para quem ainda não votou, o endereço é AQUI.

NOTA DO BLOG: E se fizesse esta disputa no Mato Grosso, quem seria a mais bela parlamentar?

Entidades ligadas ao MST receberam R$ 152 milhões em repasses do Governo Federal

Um grupo de 43 entidades ligadas ao MST já receberam R$ 152 milhões do governo federal nos últimos anos.

A informação é da Folha de São Paulo, edição deste domingo.

O TCU já investiga repasses federais ao MST e que o presidente do STF, Gimar Mendes, disse que era ilegal.

Neste caso, o ministro, ao meu ver, está certo.

Bajulações graciosas, poder simbólico, juridiquês e...

Falando do escrever praticado no mundo jurídico, duas questões sempre me incomodaram bastante: as expressões subservientes com que muitos profissionais jurídicos se reportam aos magistrados e a utilização de um juridiquês que, não raro, é muito mais farofa do que charque. Leia artigo AQUI

Assim penso...

"É preciso sobreviver para atingir a idade da realização, para ser feliz. Não vale sair antes do jogo terminar".

Tom Jobim

Câncer de intestino castiga o Brasil

O câncer de intestino é o terceiro mais frequente no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2008, aproximadamente 2,4 milhões de pessoas no mundo foram diagnosticadas com a doença. No Brasil, foram 27 mil.

Prêmio Cultural LGBT 2009

Fortalecer as organizações sócio-culturais LGBT, conhecer e divulgar as ações culturais dessas instituições, apoiar iniciativas de afirmação de orientação sexual e o combate à homofobia. São com esses objetivos que o Ministério da Cultura publicou no Diário Oficial da União o edital do concurso público Prêmio Cultural LGBT 2009 que está na página do ministério na Internet. As inscrições terminam no dia 8 de maio.

Amazonas dando bom exemplo para o Brasil

O Sistema Penitenciário do Estado do Amazonas assumiu posição de liderança na detecção precoce de tuberculose em novos presos.
Desde o dia 16 de fevereiro deste ano, todas as pessoas que chegam à rede carcerária estadual têm o estado de saúde avaliado com o objetivo de identificar se o novo detento é portador de tuberculose.
Quando confirmada a doença, o indivíduo inicia o tratamento imediatamente.

HIV - Essa ação cumpre uma determinação da Resolução nº 11, de 2006, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça.

Outra iniciativa pioneira no Amazonas será a oferta do teste rápido de detecção de HIV para os novos prisioneiros que tiverem diagnóstico de tuberculose, a partir de abril deste ano.

Ou seja, a pessoa que tiver tuberculose, principal doença oportunista em pessoas soropositivas, será orientada e aconselhada a fazer o teste.

Vestibular poderá ser nos moldes atuais do Enem

ENCONTRO - Nesta semana, os reitores receberam do ministro da Educação, Fernando Haddad, informações preliminares sobre a mudança sugerida pelo MEC. O objetivo é que a prova, nos moldes do Enem, seja aplicada num único dia em todo o território nacional, atendendo todas as instituições de ensino superior que aderirem ao novo vestibular.

MUDANÇAS - A iniciativa pretende que a prova ajude a reorganizar o currículo do ensino médio, permita maior mobilidade de estudantes entre as universidades e que o benefício seja estendido a instituições públicas e privadas, mediante adesão. O novo exame deve exigir dos candidatos mais análise e raciocínio, ao contrário da memorização exigida no modelo de vestibular aplicado hoje.

PROPOSTA - A proposta do ministério é que a prova combine as virtudes do vestibular clássico, tal como a abrangência de conteúdos, com o modelo de questões do Enem, que privilegia a análise.

Universidades discutirão nova proposta para o vestibular

O Ministério da Educação entrega amanhã, 30, à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, uma proposta de substituição do vestibular das universidades. O documento é para análise e discussão da entidade, que reúne os 55 reitores das universidades federais.

Audiência pública para debater sistema de cotas sociais e raciais

O projeto de lei que estabelece a política de cotas sociais e raciais para o ingresso de alunos nas universidades federais e estaduais, e ainda nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, será debatido em audiência pública na quarta-feira (1º) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O debate terá início após análise das emendas de Plenário à proposta de emenda à Constituição ao projeto que institui regime especial de pagamento de precatórios pela União, Distrito Federal, estados e municípios, em reunião prevista para ter início às 10h.