Header Ads Widget


Contribuição para o Dia Internacional da Mulher

Por Marinês Rosa

É sempre oportuno lembrar que o Dia Internacional da Mulher tem origem, é esse mesmo o verbo adequado, ou seja, nasce, no contexto de mulheres operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque, que em 1857 entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.

Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma pelo resto do mundo.


Portanto, para além do enfoque comercial da data vale lembrar que muitas mulheres continuam engajadas em prol de melhores dias.

Em muitos estados, movimentos em defesa dos direitos humanos, movimentos de luta por terra, movimentos diversos de mulheres do campo e da cidade, diversas expressões do feminismo se juntarão enfrentando os conservadores e representantes do sistema de dominação que oprime e explora tais como, as transnacionais beneficiadas com os grandes projetos de desenvolvimento, os latifundiários, expressão mais antiga do patriarcado no país, os fundamentalistas dentre outras formas de opressão dos seres humanos para além do vies de gênero.

Para lembrar um pouco da construção desta data segue um vídeo que apresenta "mulheres que se fazem presentes na história":

http://vimeo.com/5872434.

Um grande abraço ao amigo e em especial a sua esposa e filhinha,

Atenciosamente,

Marinês da Rosa.
(Socióloga/Profa Unemat/Campus de Tangará da Serra).

Postar um comentário

0 Comentários