Header Ads Widget


Feriado de Tiradentes


Amanhã, 21 de abril, é feriado nacional, o chamado Feriado de Tiradentes. Mas, afinal, quem foi Tiradentes? Vamos lá…

Nascido em 1746, numa fazenda no interior de Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier ficou órfão aos 11 anos, quando teve que trabalhar com os seis irmãos – nas terras herdadas do pai – para poder se sustentar.

Aos 20 anos conseguiu comprar alguns escravos e tentou a vida como tropeiro, mas não obteve êxito.

Inspirado por um tio, passou a ser dentista, daí o apelido Tiradentes.

Alistou-se posteriormente no Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, alcançando o posto de alferes, hoje equivalente a subtenente.

Frustrado com a falta de reconhecimento, apesar do ótimo desempenho na tropa, Joaquim José quis mudar de rumo e se dedicar a construção de obras de aproveitamento dos rios da região.

Os altos tributos cobrados pela Coroa, contudo, lhe impediram de realizar as obras que intentava. Revoltado com a situação, Tiradentes passou a lutar pela Independência do Brasil em relação à Coroa Portuguesa, lutas estas que culminaram com sua prisão e condenação à forca.

Joaquim José foi preso no dia 10 de maio de 1789, no Rio de Janeiro. Sua execução em praça pública ocorreu no dia 21 de abril de 1792. A data tornou-se feriado nacional em 1890.

FRASE: “Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”. (Tiradentes, logo após ouvir sua sentença de morte).

Postar um comentário

0 Comentários