29 de abril de 2010

NÚCLEO: Estudos da Literatura de MT celebra dois anos

Por Dante Gatto, especial para o Diário de Tangará


NÚCLEO: Estudos da Literatura de Mato Grosso WLADEMIR DIAS-PINO completa dois anos de atividades


Em 07 de dezembro de 2007, o Núcleo Estudos da Literatura de Mato Grosso Wlademir Dias-Pino foi criado pela Resolução n.180/2007 – do Conselho de Pesquisa e Ensino da UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso). Surgiu do grupo de pesquisa Estudos da Literatura de Mato Grosso, cadastrado no CNPq. Grupo e Núcleo são compostos por professores do Departamento de Letras do Campus Universitário de Tangará da Serra e dos demais campi. Em seu primeiro ano de existência (07 de dezembro de 2007 à 07 de dezembro de 2008), o Núcleo foi coordenado pela Professora Walnice Aparecida Matos Vilalva; em seu segundo ano de existência (07 de dezembro de 2008 à 07 de dezembro de 2009), por decisão do conselho deliberativo o Núcleo Wlademir Dias-Pino foi coordenado por Dante Gatto. O ano de 2010 será coordenado pela Professora Marinês da Rosa.

Nestes dois anos, o Núcleo soma seis projetos de pesquisa. Publicações significativas como a Coleção Obras Raras, organizada por Walnice Vilalva, compostas por clássicos da literatura mato-grossense que foram esquecidos na primeira edição: Mirko de Bianco Filho, Areotorare e Saroba de Lobivar Matos, Piedade de José de Mesquita, Era um Poaieiro de Alfredo Merien, Vozes femininas de Arlinda Morbeck, Amália Verlangieri e Vera Randazzo, Luz e Sombras de Feliciano Galdino e Caçadores de Diamantes de Luiz Sabóia. Todos da primeira metade do século XX.

Organizado por Walnice Vilalva e Gilmar Laforga, com a parceria da SEMEC (Secretaria Municipal de Cultura), publicou-se o obra Vozes do assentamento Antonio Conselheiro, resultante do projeto “O homem e a terra: identidade e cultura popular no Assentamento Antonio Conselheiro”.

O núcleo, também, sustenta a Revista Alĕre, voltada ao estudo da literatura mato-grossense e questões teóricas dela recorrente: o regionalismo com suas particularidades estéticas. Estamos no segundo número e o periódico já se firma como importante bibliografia para o estudo da literatura na atualidade.

O Núcleo centralizou todas as ações em torno do Programa de Mestrado em Estudos Literários no Campus Universitário de Tangará da Serra, aprovado em 2009, e esteve à frente da execução do Projeto PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA - PROCAD NOVAS FRONTEIRAS que dará sustentação ao referido Mestrado.

O Núcleo Wlademir Dias-Pino idealizou, implantou e organizou um curso de literatura mato-grossense (Leitura de poesia mato-grossense), em 2008, aos alunos da graduação, cujos módulos foram ministrados pelos próprios alunos, com suporte da pesquisa que desenvolviam, e por alguns professores.

O Núcleo promoveu duas edições seguidas de concurso literário, nas formas poema e conto, no primeiro e segundo semestre de 2009 e pretende, para o ano de 2010, estender a oferta para a comunidade mato-grossense e nacional.

O Núcleo Wlademir Dias-Pino ofereceu curso de pós-graduação lato sensu, de literatura mato-grossense (440 horas), em Tangará da Serra e Cuiabá. Importante destacar o custo de tais cursos: taxa única de R$ 180,00 e R$ 250,00 respectivamente.

O Núcleo Wlademir Dias-Pino participou ativamente das grandes decisões institucionais unematianas, promovidas pela Associação dos docentes (ADUNEMAT) que criaram condições propícias à Aprovação do Mestrado Institucional em Estudos Literários:

Lei Complementar N° 319, de 30 de Junho de 2008, que estabelece uma estrutura mais adequada à democracia organizacional e, conseqüentemente, à pesquisa;

Lei Complementar n. 320 que altera o Plano de Carreiras, Cargos e Salários dos docentes, instituindo, como opção, o regime de Dedicação Exclusiva, o que ampliará em muito às possibilidades de pesquisa.

E a luta continua em muitas frentes, notadamente para efetivar as decisões do II Congresso Universitário, ocorrido em 2008 e ainda não assimilado pela máquina burocrática da UNEMAT.

Resumindo e concluindo, os pesquisadores do Núcleo Wlademir Dias-Pino trabalharam intensamente estes dois primeiros anos de existência e participaram efetivamente dos momentos significativos ao amadurecimento institucional.

Dante Gatto, professor-doutor, é pesquisador do Núcleo Wlademir Dias-Pino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com