Header Ads Widget


UNE decide não declarar apoio a candidatos


Deu em o Globo

De Dandara Tinoco:

A União Nacional dos Estudantes (UNE) decidiu ontem não declarar apoio a candidatos nas eleições para a Presidência da República.

A discussão marcou o fim do 58 Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), realizado no terreno da futura sede da entidade, na Praia do Flamengo.

Havia pressão de alguns grupos para que a UNE apoiasse a pré-candidata Dilma Rousseff (PT). No entanto, a proposta não foi à plenária final, já que a corrente, minoritária, foi convencida a recuar na madrugada de ontem. A ideia de fazer uma campanha contra o pré-candidato à Presidência José Serra (PSDB) também não seguiu em frente.

Apesar da opção pela independência, a proposta aprovada em votação pela grande maioria dos 300 delegados faz críticas ao neoliberalismo e à política do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em um trecho, declara que seus dois governos "quebraram o país e produziram efeitos sociais devastadores".

Presidente da UNE, Augusto Chagas era um dos que defendia a neutralidade da entidade. Ele comemorou o resultado:

— Conseguimos reafirmar algo que é muito valioso para a UNE: sua independência e sua pluralidade. A UNE sai daqui sabendo o que quer e o que não quer. Vamos lutar para que o Brasil não retroceda em determinadas políticas que, na nossa opinião, são muito negativas.

Para Chagas, a decisão de não apoiar um candidato é também uma resposta aos que acusam a entidade de não fazer oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ter se tornado "chapa-branca".

Na última terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou projeto do governo que prevê indenização de até R$ 30 milhões para a construção da nova sede da UNE. O projeto foi apresentado em 2008 por Lula.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. opa, tenho uma curiosidade em saber sobre um promotor luiz fernando que morou ai em tangará, no ano de 1964 aproximadamente , fomos vizinhos e gostaria de saber o sobrenome, assim facilitaria, os filhos dele foram meus amigos de infancia , e a familia socha, paulo e alvaro , se alguem dai conhece ou sabe por favor, envie mensagem para raul.godinho@hotmail.com msn e email , sou filho de uma professora que deu aula no grupo escolar prof joao jorge de campos e tbem no colégio das freiras , tenho boas lembranças desta terra de povo tao trabalhador , agronegocios, vinho plantaçoes , gado, hoje moro em lages, e gostaria de alguem que de alguma maneira me informar sobre o assunto, grande abraço e muito obrigado

    ResponderExcluir