Header Ads Widget


Fim do voto proporcional para deputados federal e estadual

O senador carioca Francisco Dornelles (PP) tem esperança que possa emplacar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), que acaba com o voto proporcional para deputados federal e estadual.

A matéria já recebeu endosso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Mas para se transformar em lei, precisa de duas aprovações no plenário desse poder, além de igual endosso na Câmara Federal.“É um absurdo esse voto proporcional.

No majoritário, quem tiver voto, entra. Quem não tiver, perde”, resume Dornelles, enfático. Dornelles quer acabar com fenômenos de puxadores de votos como "Tiririca" (PR-SP), que arrastou mais três nomes à Câmara Federal, ao obter mais de 1,3 milhão de votos no último dia 3.

Nota do Blog - Descabida a proposta de Dornelles. O voto proporcional é uma forma sensata de valorizar a formação e fortalecimentos dos partidos, além de abrir espaços às minorias não abastadas.O senador deveria pensar no fim da figura do suplente de senador, algo descabido.

Da mesma forma, por fim às coligações para eleição de bancadas parlamentares. Cada partido que forme seu próprio elenco de candidatos. Carlos Santos

Postar um comentário

0 Comentários