Header Ads Widget


Um item para o debate presidencial

O que interessa mesmo à nova classe média brasileira nesse momento em que está em realce o debate entre os candidatos à Presidência da República? Claro que é a inclusão social a temática que mais chama a atenção desse segmento dos brasileiros.

E isso está contido no estudo denominado "Sonhos da Nova Classe Média", um estudo qualitativo realizado em São Paulo junto a pessoas que ganham entre 1.126 e 4.854 reais, por mês. Essa nova classe média já é maioria no meio da população brasileira e poderá até decidir a próxima eleição, sozinha.

Para se fazer um comparativo, ela já responde por quase metade do consumo nacional e sonha mesmo é com a inclusão social, um bem que não é vendido no shopping e tem que ser adquirido aos poucos, num prazo ainda maior que os financiamentos de mercado.

Essa pesquisa identificou ainda o sonho de realização pessoal que tem tudo a ver com a profissão. Mas, ao mesmo tempo em que avança o acesso aos cursos de nível superior, ainda é um privilégio escolher a profissão.

Dizem os especialistas que esse sonho de inclusão social é o sonho de pertencer.

O país gerou um potencial de consumo, de geração de renda, mas temos problemas relacionais, porque temos desigualdades, inclusive dentro do mesmo grupo social.

Esse é seguramente um item importantíssimo a ser debatido ma atual campanha presidencial.

Postar um comentário

0 Comentários