Header Ads Widget


190 milhões em ação

Imagem do Google

Os recentes números divulgados pelo IBGE relativos ao Censo Demográfico de 2010 nos remeteram há 40 anos no passado. Na Copa de 1970 o Brasil inteiro cantava "90 milhões em ação/pra frente Brasil/do meu coração...." Hoje, 40 anos após, o que chama a atenção é o seguinte: "Nós já somos 190 milhões.

É isso o que ocorre com muita naturalidade. Cada contagem populacional feita num período de 10 anos é natural que esse número cresça. O contrário disso é que seria de espantar. Cada uma dessas contagens capta todas as transformações.

Por exemplo, no Brasil de hoje já são quase 4 milhões de mulheres a mais do que os homens. Os do sexo masculino são quase 96 por cento para um comparativo com 100 por cento das mulheres. Outro dado que chama a atenção quanto aos números agora divulgados: a relação das dez maiores cidades, em números populacionais, também se modificou.

Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, outrora tida como a terceira maior cidade brasileira, perdeu essa condição para Salvador. Belo Horizonte caiu para o sexto lugar, vindo imediatamente após Fortaleza que ostenta a quinta colocação.

Mas, outros aspectos positivos levantados pelo Censo, como por exemplo, aqueles que nos mostram que no Brasil já são 37 mil e 760 brasileiros com mais de 100 anos de idade.

Esse detalhe da longevidade desperta a atenção para muitas outras variáveis, mas principalmente para as modificações no estilo de vida das pessoas, e também os efeitos dos programas de saúde e uma tendência muito forte para a ampliação do número de longevos em nosso meio.

Esses números revelados são importantes e determinantes para a execução de políticas públicas e mostram também um painel atualizado sobre o Brasil e as suas modificações estruturais. Emery Costa

Postar um comentário

0 Comentários