Header Ads Widget


Mato Grosso já realizou 7 eleições suplementares; no Brasil já são 142

O Jornal Folha do Estado noticiou que nada mais nada menos do que sete eleições suplementares para "prefeito e vice-prefeito, relativas ao pleito de 2008, já foram realizadas pela Justiça Eleitoral em Mato Grosso. No município de Rio Branco já está agendada uma eleição suplementar para o dia 20 de fevereiro.

As eleições suplementares acontecem quando o prefeito eleito com mais de 50% dos votos válidos tem o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Neste caso, os votos que foram atribuídos a ele são considerados nulos, e é marcada nova eleição.

Outras cidades do estado já fizeram eleições suplementares, como Novo Horizonte do Norte, Araguainha, Santo Antônio do Leverger, Ribeirão Cascalheira, Poconé, Novo Mundo e Campos de Júlio.

No Brasil já são 142 eleições suplementares nos municípios, previstas para 2011 ou já realizadas nas cinco regiões do país, incluindo aqui a de Rio Branco (MT).

OPINIÃO: Isso é muito pouco para tudo o que temos visto nas eleições nos mais diversos municípios do Estado de Mato Grosso. A compra de votos é a característica marcante nas eleições e se dá quando de um lado existe um político bandido e sem escrúpulos e com dinheiro no bolso. Essa é a fórmula perfeita para que a consciência do povo mais humilde seja roubada. O TRE está de parabéns por essas sete eleições suplementares, todavia ainda é muito pouco se contrastado com o cenário alarmante da compra de votos. Espero que mais prefeitos, vereadores, deputados, etc, sejam cassados em virtude de compra de votos, porque muitos que estão hoje no poder conseguiram vencer as eleições não por mérito mas sim por compra efetiva de votos. Hoje é difícil saber se temos eleições ou leilões de dois em dois anos (eleições gerais e municipais).

Para esse tipo de atitude de político canalha tenho uma sugestão: aquele que for condenado por compra de votos deve ter seus direitos políticos, inclusive de votar, cancelados pela eternidade, já que, quem não respeita a democracia não é digno de participar dela. Carlos Frederick

Postar um comentário

0 Comentários