Header Ads Widget


Conselho denuncia possíveis irregularidades na secretaria de Educação de Tangará; 4ª CEI poderá ser aberta


Foto ilustrativa captada do Google
Merenda ecolar vencida

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Tangará da Serra, cidade do médio norte de Mato Grosso,  protocolou ofício na Câmara Municipal da cidade pedindo a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito para apuração das infrações político-administrativas cometidas na gestão do prefeito Julio César Ladeia, que se encontra afastado do cargo pelo Legislativo suspeito de vários atos de corrupção. Se aceita, seria a quarta comissão montada para apurar denuncias contra Ladeia.

O documento assinado por Vagner Constantino Guimarães, presidente do Conselho,  revela, por exemplo, o desperdício de dinheiro público na merenda escolar, com produtos vencidos e por vencer. Há em algumas escolas ausência de controle de estoques dos produtos – o que facilitaria eventuais casos de desvios a serem apurados pela comissão. Junto com a denuncia, um relatório sanitário mostra também que não se observa as regras de higiene.
Secretário de Educação, Nadir, terá que dar muitas
explicações de agora por diante

Constantino conta ainda no documento a  existência de pagamento de salários em espécie nas mãos da diretora do educandário, com valores repassados através de conta de outros funcionários que recebem como se fossem proventos de aulas extras; ausência de contrato e verificação de ato de improbidade em relação a repasse de dinheiro público, no que tange a pagamento salarial em espécie de forma “maquiada”; e; falta de concurso público.

O documento traz também  denuncia de que funciona em todos os estabelecimentos de ensino do município, com apontamentos de ausência de contrato administrativo, pagamento em espécie mediante repasse de conta de terceiros  para o devido pagamento ao servidor em atividade. Nesse caso, em valores abaixo do salário mínimo.

 Ainda conforme o requerimento 207/2011, o relatório apresentado pelo CMAE “é uma prova inequívoca de fraude com dinheiro público”. Em caso de abertura da CEI, deverão ser ouvidos, como provas das denúncias, os assinantes do relatório do CMAE: Vagner Constantino Guimarães, Maria Angelina R. de Souza, Rosimeire Ferreira dos Santos, Kátia Maria Kunnz Beck, Maria Aparecida Alves, Eduardo G. Gonçalves, além das merendeiras mencionadas nos anexos da documentação. 24 horas News.

Postar um comentário

0 Comentários