Header Ads Widget


Professores encerram greve e retornam às atividades já nesta 3ª

Andréa Haddad

     Os profissionais da rede estadual de Educação encerram nesta segunda (4) a greve a categoria. A decisão foi tomada durante à tarde, em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), comandado por Gilmar Soares Ferreira, realizada na escola estadual Presidente Médice, na Capital.

     Mesmo com cartaz com fotos da secretária estadual de Educação, Rosa Neide (PT), e do governador Silval Barbosa (PMDB), com a frase “Rosa e Silval, traidores da Educação”, cerca de 200 profissionais presentes votaram a favor de retornar às atividades nesta terça (5).

     A decisão foi tomada após a apresentação por representantes do governo de contra-proposta de recomposição imediata de 10% e outros 5% em setembro. Com isto, o piso salarial da categoria sobe para R$ 1.312. Nas rodadas de negociações anteriores, o Estado propôs que a segunda parcela do reajuste fosse concedida apenas em dezembro deste ano.

     Com temer de que Silval não cumpra o acordo, os profissionais decidiram manter o indicativo de greve, mesmo retornando às atividades. Eles prometem manter a categoria mobilizada, além de esclarecer as discussões à sociedade. Em 17 de agosto, os profissionais prometem fazer uma “vigília” na Assembleia para assegurar a recomposição de mais 5% em setembro. Com o fim da greve, 544 mil estudantes voltam a ter aulas normalmente.

Postar um comentário

0 Comentários