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Gastos com publicidade crescem 20,8% em ano eleitoral

HD_20131219162432campanha_med_capaOs gastos com publicidade voltam ao cenário eleitoral. Na esfera federal, como de costume, os gastos aumentam em ano de campanha: até setembro, R$ 126,7 milhões foram gastos a mais com a rubrica quando comparado ao mesmo período do ano passado. Mais especificamente, apesar de em 2013 a dotação inicial do que seria gasto com publicidade ser significativamente maior do que a deste ano, R$ 986,9 milhões contra os R$ 856 milhões de 2014, o que foi efetivamente gasto não segue a linha das previsões.
Passados nove meses do ano, R$ 735,8 milhões já haviam sido gastos com publicidade, enquanto nos mesmos meses de 2013, foram aplicados um total de R$ 609,1 milhões, em valores já atualizados pela inflação. A diferença representa crescimento real de R$ 20,8% nos gastos. Essa alta é recorrente em anos de disputas eleitorais. Em 2010, quando Dilma Rousseff (PT) disputava as eleições contra José Serra (PSDB), houve alta tanto na dotação inicial – de R$ 795,9 milhões em 2009 para R$ 909,7 milhões em 2010 -, como nos recursos desembolsados – de R$ 469,5 milhões em 2009 para R$ 680,3 milhões em 2010. Houve, portanto, aumento de R$ 210,8 milhões, ou alta de 44,9%, considerados os períodos de janeiro a setembro dos respectivos anos.

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