Header Ads Widget


Segundo Banco Central, inflação segue elevada

inflaçãoO Banco Central informou nesta quinta-feira que a inflação continua em patamares elevados e que o maior ajuste nos preços relativos “tornou o balanço de riscos para a inflação menos favorável”, ao justificar o surpreendente aumento de 0,25 ponto percentual na Selic na semana passada, para 11,25 por cento ao ano.
A decisão, no entanto, foi bastante dividida. Os três dos cinco membros do Comitê de Política Monetária (Copom) que votaram pela manutenção da taxa básica de juros argumentaram “que incertezas ainda cercam a magnitude e a persistência desses ajustes”, de modo que, neste momento, as condições monetárias deveriam permanecer inalteradas, segundo a ata do Copom divulgada nesta quinta-feira.
O BC também piorou suas projeções de inflação. Sem citar números, pelo cenário de referência, informou que elas cresceram para 2014 e 2015 e se encontram acima do centro da meta, de 4,5 por cento pelo IPCA, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos. E nos três primeiros trimestres de 2016, “apesar de indicarem que a inflação entra em trajetória de convergência”, as projeções também estão acima da meta.

Postar um comentário

0 Comentários