Por Fernando Paiva
Homem, jovem, de classe média e com um iPhone no bolso: esse é o
perfil médio do internauta brasileiro com smartphone que já realizou compras de
bens físicos através do aparelho. A constatação faz parte dos resultados de
pesquisa inédita realizada por Opinion Box a pedido de MOBILE TIME sobre
comércio móvel no Brasil. Foram entrevistadas 1.109 pessoas que acessam a
Internet e possuem smartphone no País, distribuídas por sexo, idade, renda
mensal e estado da federação de acordo com as proporções da população
brasileira informadas pelo IBGE.
O hábito de comprar bens físicos através do smartphone é mais
comum entre homens: 51,4% daqueles que acessam a Internet e possuem esse
aparelho no Brasil já adquiriram algum produto através de m-commerce. Entre as
mulheres desse grupo o percentual é menor: 47,6%.
Analisando-se a faixa etária dos usuários de m-commerce de bens
físicos, constata-se que o hábito é mais comum no grupo entre 26 e 35 anos:
58,9% disseram já ter comprado produtos pelo celular. Em segundo lugar vem a
faixa de 18 a 25 anos: 54,9%. Dos 36 anos em diante, a penetração vai
diminuindo gradativamente. No grupo acima de 56 anos, apenas 17% já
experimentaram o comércio móvel.
Em termos de faixa de renda é interessante notar que não há uma
relação diretamente proporcional com a prática do m-commerce. A penetração é
mais alta em uma faixa intermediária de renda familiar mensal, entre R$ 3.621 e
R$ 7.240: nesse grupo, 56,5% já compraram bens físicos pelo celular. A
penetração do comércio móvel cresce gradativamente até essa faixa de renda
familiar mensal e depois começa a cair. Seguem os dados, com os percentuais de
uso de m-commerce de bens físicos entre parênteses: até R$ 724 (24%); de R$ 725 a R$ 1.448 (37,4%); de
R$ 1.449 a R$ 2.172 (45,8%); de R$ 2.173 a R$ 3.620 (50,4%); de R$ 3.621 a R$
7.240 (56,5%); de R$ 7.241 a R$ 10.860 (51,8%); mais de R$ 10.860 (49,3%).
Sistema operacional
Como era de se esperar, o comércio móvel de bens físicos é mais
popular entre os donos de iPhone. Nesse grupo, 69,1% já experimentaram
m-commerce de produtos físicos. Em Android, a penetração é de 50,4%. O
percentual é bem mais baixo entre usuários de Windows Phone: 37,3%. Cabe
lembrar que a pesquisa se restringiu à população que acessa a Internet e possui
smartphone no Brasil.
0 Comentários