Por Elisângela
L. Amorim
Elisângela L. Amorim |
O presente trabalho trata de um relato de experiência vivenciada por mim
durante o decorrer deste ano, ao participar do Pacto Nacional pela
alfabetização na idade certa (PNAIC).
Com apenas dois anos atuando na área da
educação e um ano como alfabetizadora confesso que me surpreendi ao participar
desse programa que tem como proposta alfabetizar todas as crianças até os oito
anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Durante esse período pude
perceber como é importante a troca de experiências entre colegas que estão há mais tempo nessa área. O
programa traz uma capacitação e qualificação dos alfabetizadores que se
empenham no desenvolvimento das atividades proposta pelo o mesmo.
Dentre todos
os temas abordados pude aperfeiçoar ainda meus conhecimentos, mas entre eles o que mais
me chamou atenção foram: Situações aditivas, multiplicativas e resolução de
problemas, pois o mesmo coloca todas as necessidades que um bom profissional
precisa para desenvolver um bom trabalho matemático e assim garantir os
direitos da aprendizagem de cada criança, incluindo a participação na vida
social com automia.
E no decorrer
dessa jornada o Pacto me proporcionou trabalhar com meus alunos de forma lúdica
e desafiadora ao dispor uma grande variedades de jogos matemáticos para serem
desenvolvidos não só durante esse período, mas de forma sistemática, pois
através deles é ampliado as potencialidades dos conceitos matemáticos. E foi nessa
perspectiva que as alfabetizadoras das turmas do 1º, 2º e 3º da Escola
Municipal Leôncio Pinheiro da Silva juntamente com a equipe diretiva
organizaram um circuito de jogos matemáticos para serem desenvolvidos pelas
turmas do PRÈ ao 5º ano no período de manhã, tarde e noite, onde a noite os
pais participaram juntamente com seus filhos.
Para cada alfabetizador foi
proposto a confecção de um jogo, no qual o mesmo orientava os alunos em sua
própria sala, e assim os alunos trocavam de sala a cada 30 minutos.
O jogo que
escolhi para confeccionar foi o das quatro operações que tem como objetivo
resolver adições e subtrações em situações – problemas referentes ao campo
aditivo. Neste jogo pode participar entre dois a oito jogadores.
Quando
trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos
desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação
favorecendo uma aprendizagem de prazerosa.
Ao vivenciar esse momento tive a
plena convicção de que há uma grande necessidade de mudanças em relação às
práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, pois os alunos ficaram
maravilhados com essa proposta de trabalho que lhes proporcionou aprendizagem
de forma lúdica.
Com o Pacto adquiri novos conhecimentos e experiências que me
fez crescer, inovar a minha dinâmica em planejar, repensar e conduzir a minha
prática pedagógica. Considerando a grande diversidade
encontrada na escola, essa formação propiciou um novo olhar ao realizar as
atividades valorizando o Educando na sua individualidade respeitando a sua
forma de aprender e o tempo que necessita.
Palavra Chave: Lúdico, Jogos, Aprendizagem.
A autora é professora
alfabetizadora 3ºAno - Sorriso - MT
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