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PACTO: UMA NOVA PROPOSTA INOVADORA DE ALFABETIZAR

                                                                                               Por Elisângela L. Amorim
Elisângela L. Amorim
O presente trabalho trata de um relato de experiência vivenciada por mim durante o decorrer deste ano, ao participar do Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC). 
Com apenas dois anos atuando na área da educação e um ano como alfabetizadora confesso que me surpreendi ao participar desse programa que tem como proposta alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental. 
Durante esse período pude perceber como é importante a troca de experiências entre  colegas que estão há mais tempo nessa área. O programa traz uma capacitação e qualificação dos alfabetizadores que se empenham no desenvolvimento das atividades proposta pelo o mesmo. 
Dentre todos os temas abordados pude aperfeiçoar ainda  meus conhecimentos, mas entre eles o que mais me chamou atenção foram: Situações aditivas, multiplicativas e resolução de problemas, pois o mesmo coloca todas as necessidades que um bom profissional precisa para desenvolver um bom trabalho matemático e assim garantir os direitos da aprendizagem de cada criança, incluindo a participação na vida social  com automia. 
Considerando a importância da matemática para a vida cotidiana e academia a prática  de sala de aula requer que nós professores sejamos conhecedores da gêneses do que queremos ensinar. Precisamos perguntar a nós mesmos: O que vou ensinar? Para que vou ensinar? Como vou ensinar? E por que vou ensinar? Precisamos saber a que objetivo se pretende chegar ou atingir com determinado conteúdo.
E no  decorrer dessa jornada o Pacto me proporcionou trabalhar com meus alunos de forma lúdica e desafiadora ao dispor uma grande variedades de jogos matemáticos para serem desenvolvidos não só durante esse período, mas de forma sistemática, pois através deles é ampliado as potencialidades dos conceitos matemáticos. E foi nessa perspectiva que as alfabetizadoras das turmas do 1º, 2º e 3º da Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva juntamente com a equipe diretiva organizaram um circuito de jogos matemáticos para serem desenvolvidos pelas turmas do PRÈ ao 5º ano no período de manhã, tarde e noite, onde a noite os pais participaram juntamente com seus filhos. 
Para cada alfabetizador foi proposto a confecção de um jogo, no qual o mesmo orientava os alunos em sua própria sala, e assim os alunos trocavam de sala a cada 30 minutos. 
O jogo que escolhi para confeccionar foi o das quatro operações que tem como objetivo resolver adições e subtrações em situações – problemas referentes ao campo aditivo. Neste jogo pode participar entre dois a oito jogadores. 
Quando trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação favorecendo uma aprendizagem de prazerosa. 
Ao vivenciar esse momento tive a plena convicção de que há uma grande necessidade de mudanças em relação às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, pois os alunos ficaram maravilhados com essa proposta de trabalho que lhes proporcionou aprendizagem de forma lúdica. 
Com o Pacto adquiri novos conhecimentos e experiências que me fez crescer, inovar a minha dinâmica em planejar, repensar  e conduzir a minha prática pedagógica. Considerando a grande diversidade encontrada na escola, essa formação propiciou um novo olhar ao realizar as atividades valorizando o Educando na sua individualidade respeitando a sua forma de aprender e o tempo que necessita.
Palavra Chave: Lúdico, Jogos,  Aprendizagem.
A autora é professora alfabetizadora 3ºAno  - Sorriso - MT


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