Header Ads Widget


CRIME ORGANIZADO: Fazendeiros no “Sindicato do Crime”

GUSTAVO NASCIMENTO


A Polícia Civil prendeu cinco fazendeiros suspeitos de integrar o “Sindicato do Crime”, organização criminosa responsável por diversos homicídios na região de Arenápolis (258 km de Cuiabá) e Nova Marilândia (392 km de Cuiabá). Juntamente com os acusados, os policias prenderam 16 armas de fogo e diversas munições.

Conforme a assessoria da Polícia Civil, a operação foi realizada em conjunto com a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e a Regional de Diamantino (208 km a Médio-Norte), nesta quinta-feira (7).

Segundo a Polícia Civil, as investigações do GCCO começaram ainda no ano passado e apontaram a existência de uma organização criminosa, responsável por diversas execuções na região médio-norte do Estado. Inclusive, o que chamou a atenção do GCCO, foi justamente o alto número de mortes com características de execução na região.

Segundo o GCCO, as investigações apontaram para três residências e duas fazendas, sendo três propriedades em Arenápolis e as outras duas em Nova Marilândia.

Conforme o delegado do GCCO, Diogo Santana Souza, as fazendas, uma em Arenápolis e outra em Nova Marilândia, e as três residências pertencem aos presos.

Em todos os locais visitados, os policias encontraram armas sem registro de uso e de uso proibido por civis. Por conta disso, os policias prenderam os fazendeiros Juarez Teixeira, Vasco Teixeira Neto, Lídio da Silva Rocha e Sílvio Novaes Assunção. Todos são suspeitos de comandar o "Sindicato do Crime". Além dos quatro fazendeiros, os policiais também prenderam Delmon dos Santos Silva, apontado como o pistoleiro.

Os suspeitos foram autuados em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Caso fique provado a autoria dos homicídios, o grupo também poderá ser indiciado também por associação criminosa e homicídios dolosos.

Nas propriedades, o GCCO apreendeu 16 armas de fogo de uso restrito e uso permitido. Sendo sete revólveres (cinco do calibre 38, um 357, e um calibre 44), duas carabina calibres de calibre 22 e 357, respectivamente, um rifle calibre 22, seis espingardas calibres 38, e uma espingarda de calibre desconhecido. Os policias também encontraram munições de diversos calibres nos locais. As armas passaram pela perícia para descobrir se foram usadas em homicídios na região.

A operação integra o planejamento operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, para desarticulação de grupos criminosos que agem em várias modalidades de crimes no Estado de Mato Grosso.


Participaram da operação policiais do GCCO, comandados pelo delegado Diogo Santana, o delegado Regional de Diamantino, Sérgio Paulo de Oliveira Medeiros e equipe policial, a equipe do delegado Rafael Mendes Scatolon, de Lucas do Rio Verde, e a equipe chefiada pelo delegado Nilson André Farias de Oliveira, de São José do Rio Claro.

Postar um comentário

0 Comentários