Header Ads Widget


MPF divulga ranking da transparência; Brasnorte está na 76ª posição

Da Redação – Dorjival Silva

O Ministério Público Federal avaliou os portais da transparência dos 5.568 municípios e dos 27 estados brasileiros, entre os dias 08 de setembro e 09 de outubro deste ano.

A análise levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

Entre os itens avaliados estão a publicação na internet de todas as receitas e despesas, editais e resultados de licitações, e relatórios de gestão orçamentária. Também foi checada a possibilidade de entrega de pedidos de informação de maneira presencial e pela internet.

Entre as boas práticas de transparência, a pesquisa avaliou se os sites publicam nomes e salários de servidores públicos, e se divulgam despesas com diárias e passagens.

Na região noroeste do estado de Mato Grosso, o município de Brasnorte, figura na 76ª posição, situação inferior a Cotriguaçu 29ª, Colniza 33ª e  Juruena 49ª. 

Veja situação dos municípios mato-grossenses:



Postar um comentário

0 Comentários