24 de agosto de 2015

Eleição 2016: O suicídio político para quem levar o PT ao palanque

Com o desgaste do PT, a crise econômica, a roubalheira instalada no governo da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, os mensaleiros, os movimentos de ruas, os panelaços, a inflação, o rombo da Petrobras… e muito mais…
É muito difícil que algum candidato a prefeito nas eleições 2016 aceite hoje no seu palanque o apoiou do PT. Seria suicídio político na certa.

Finalmente! Governo anuncia corte de dez ministérios

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou hoje (24) que o governo vai reduzir o número de ministérios do governo, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado hoje (24) a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff.
Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. “Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto”, disse Barbosa.

Mãe e filha de oito meses são mortas a tiros em casa de veraneio

mulher_bebe
Uma mulher e a filha de oito meses foram assassinadas com tiros em uma casa de veraneio em Paracuru, no litoral oeste do Ceará, na madrugada de domingo (22). Segundo a Polícia Militar, um homem de 37 anos, que é marido e pai das vítimas, é suspeito do crime. Na casa, duas famílias, a das vítimas e a do irmão do suspeito, passavam o fim de semana.
Ainda de acordo com a PM, o assassinato ocorreu por volta 2h da manhã. A mulher e a filha dormiam em um quarto da casa que fica no bairro Campo de Aviação, quando foram assassinadas. A mãe, Adriana Moraes Pessoa de Carvalho, 39 anos, foi atingida na cabeça, e a bebê Jade Moraes, de oito meses, foi baleada nas costas.
A PM informou também que os tiros foram ouvidos de madrugada pelos vizinhos, mas a primeira ligação relatando a ocorrência foi feita por volta de 6h da manhã pelo cunhado da vítima. Na ligação, ele disse que a casa teria sido arrombada e que os parentes foram assassinados por assaltantes.
Durante vistoria nesta manhã de segunda, policiais descartaram a possibilidade de arrombamento na residência. Uma arma foi encontrada dentro de uma cadeirinha de bebê que estava na casa. O marido da vítima estava dormindo no quarto ao lado e disse que não ouviu barulho de tiros.
Após a vistoria, o marido da vítima e o irmão dele, que fez a ligação, foram detidos e levados para a delegacia municipal de Paracuru. Em seguida, eles foram encaminhados para a Coordenadoria de Medicina Legal, em Fortaleza, onde serão submetidos a exame para detectar vestígios de pólvora no corpo. De lá, devem ir para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Focoelho

Vídeo: Projeto da reforma política pode chegar ao Plenário do Senado esta semana

A Comissão Temporária da Reforma Política pretende enviar esta semana ao Plenário o projeto de lei da Câmara (PLC 75/2015) que trata do financiamento e custo de campanha eleitoral, organização e coligações partidárias e calendário eleitoral, entre outros temas. O colegiado, que aprovou o texto na última quarta-feira (19), precisa ainda votar os destaques apresentados à proposta. Segundo o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), a intenção é “ter o melhor texto possível, tanto da reforma política como da reforma eleitoral”. O projeto, disse ele, reduz os custos de campanha e amplia os mecanismos de controle dos gastos nas eleições. O fim das coligações proporcionais também está previsto, conforme o presidente da comissão, senador Jorge Viana (PT-AC).

Hackers querem roubar a senha do seu Facebook. Cuidado!

face nova
Um novo scam circula nas redes sociais em busca de senhas de usuários do Facebook. Para atrair os cliques, os hackers utilizam vídeos simulando a rede social.
O cibercrime começa quando a pessoa clica no vídeo e é direcionada para uma outra página. Ao ser peguntada se quer compartilhar as imagens, uma nova janela de autenticação se abre, pedindo login e senha do Facebook, porém é uma página totalmente falsa onde os dados serão roubados.
Segundo a empresa de segurança ESET, este scam é mais poderoso que outros anteriores, uma vez que utiliza cinco sites falsos com mais de 30 tipos de vídeos, aumentando o número de vítimas do ataque.
Para evitar o problema, os usuários devem sempre verificar a URL para certificar que estão logados na página correta.
Yahoo

Agripino: “Governo do PT não age por convicção, só age sob pressão”

agripino_PT
O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), classificou o anúncio de que o governo federal estuda cortar dez dos 39 ministérios até setembro como “uma medida atrasada e feita sob pressão, não por convicção”. “O problema deste governo é que ele não age por convicção, só age sob pressão. Dez ministérios a menos dariam credibilidade a Dilma se ela tivesse tomado esta atitude antes de assumir a Presidência. A medida agora, que se adotada será bem-vinda, não dará ‘selo de qualidade’ ao governo até porque o que é feito sob pressão não recupera credibilidade”, afirmou o senador potiguar.
Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (24), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que a redução das pastas faz parte de uma reforma administrativa que envolve ainda a redução de cargos comissionados e secretarias para melhorar a “gestão pública”. O anúncio foi feito após reunião de coordenação política, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. Atualmente, segundo informações divulgadas pela imprensa, o número de cargos comissionados é de cerca de 22 mil pessoas. Apesar do anúncio de cortes, o ministro afirmou que o governo ainda não decidiu quais serão os ministérios cortados.

Senado está dividido sobre "janela" para troca de partido

O analista político Alfredo da Mota Menezes:
"A janela não deveria existir. É um absurdo"

Os senadores Blairo Maggi (PR) e Wellington Fagundes (PR) afirmaram que o Senado Federal está dividido sobre aprovar o dispositivo, dentro da reforma eleitoral, que permite a troca de partidos, por 30 dias, de todos os cargos eletivos proporcionais, sem risco de perda de mandato.

Para Fagundes, que é presidente regional do PR, o maior empecilho na aprovação da "brecha" é imposto por grandes partidos, como PT e PSDB.

Segundo ele, as lideranças dessas agremiações temem perder um grande número de prefeitos e vereadores, o que diminuiria a representatividade em algumas regiões do país.

Para o analista político Alfredo da Mota Menezes, a brecha para a troca de partidos é “um absurdo”.

Ele acredita que as mudanças de partido não ocorrerão por questões ideológicas e/ou programáticas.

“A janela não deveria existir. É um absurdo, mas vai passar. E essas mudanças não são por questões ideológicas, programáticas, o que é muito ruim para a política brasileira”, disse Alfredo.

“O candidato é eleito por um partido, aí não se sente bem e 'pula' para outro. Nos Estados Unidos, por exemplo, são apenas dois partidos, o Democrata e o Republicano; Na Inglaterra temos o Trabalhista e Conservador. Será que nós, aqui no Brasil, descobrimos alguma fórmula com 32 partidos?”, questionou.

Para o analista, a aprovação da brecha irá gerar um troca-troca partidário em todo país e os maiores beneficiados serão o PSDB e o PMDB.

“Acredito quer o PSDB e PMDB são os dois que mais vão receber filiados. O PT está baleado, deve perder nomes, mas pode se recuperar lá na frente. E os outros partidos, DEM, PP, PTB, PR, vão ter que lutar para manter seus quadros”, afirmou.

“Mas, em minha opinião, o Brasil deveria diminua o número de partidos. Hoje, a quantidade é excessiva, desnecessária. Temos que ter 5 ou 6 partidos no máximo. E aí as pessoas irão se firmar em torno do seu partido”, completou. Fonte: Mídia News

Alerta: gestores municipais só terão até o dia 28 de agosto para preencher os dados do Censo Escolar 2015

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta a todos gestores municipais que não percam o prazo para o preenchimento dos dados do Censo Escolar da Educação Básica 2015. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o prazo já foi estendido até o dia 28 de agosto, e não haverá nova prorrogação, pois o sistema não apresenta mais nenhuma falha.
A CNM ressalta aos gestores a importância de acompanharem as orientações do INEP, uma vez que o preenchimento dos dados, serve de base para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de programas federais, como o da merenda e transporte escolar”.

Piora no cenário econômico traz novos riscos para Dilma

dilma_abismoEm uma semana em que a presidente Dilma ganhou um “pouco de fôlego” no campo institucional, a piora do cenário econômico e os riscos de ela agravar a crise política viraram a maior preocupação das conversas reservadas no Palácio do Planalto. Um assessor presidencial disse à Folha que o governo precisa “reverter urgentemente” as expectativas negativas da economia para “evitar o pior”: o aprofundamento da recessão no país.
Segundo a Folha, o governo conseguiu melhorar o quadro de instabilidade institucional, mas precisa evitar que uma deterioração econômica gere a imagem de que o Planalto perdeu a capacidade de comandar o país.
Segundo ele, se isto ocorrer, a oposição vai explorar este cenário politicamente para desgastar Dilma e tentar forçar a abertura de um processo de impeachment. Outro assessor reconhece que o sentimento, ultimamente, é o de que “todo dia é de notícia ruim” para o governo na área econômica.
Enquanto a semana começou com a avaliação de que os protestos do último domingo (16) não foram “gigantescas”, dando tempo ao governo para negociar a Agenda Brasil articulada com o PMDB do Senado, na economia analistas passaram a prever dois anos seguidos de recessão. Oficialmente, o governo diz acreditar que o país não seguirá em retração em 2016, mas reservadamente admite que a “atual desaceleração é muito forte” e há o risco de ela se manter no próximo ano.

Dilma pode mudar previsão para salário mínimo de 2016

Segundo o G1, a presidente Dilma Rousseff se reuniu, neste domingo (23), com os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e com o titular da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no Palácio da Alvorada, em Brasília. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, está em Washington (Estados Unidos) em agenda particular.
A reunião com os dois ministros, que fazem parte da junta de execução orçamentária, aconteceu em uma semana que o governo tem de fechar a proposta de orçamento de 2016 – que tem de ser enviada ao Congresso Nacional até 31 de agosto. Também participaram encontro o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, o chefe da Receita Federal, Jorge Rachid, e o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Dyogo de Oliveira, entre outros. Ao fim da reunião, as autoridades não falaram com a imprensa.
Salário mínimo
Para o salário mínimo, a previsão do governo estava, em maio, em R$ 855 para o ano que vem, o que representaria um aumento de R$ 67. Este valor poderá ser novamente ajustado, com base na fórmula em vigor para a correção do salário mínimo. Atualmente, o mínimo, que serve de referência para mais 46 milhões de pessoas no Brasil, está em R$ 788.
A correção do salário mínimo é definida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), índice de inflação calculado pelo IBGE, do ano anterior ao reajuste, somada ao aumento do PIB de dois anos antes, o que proporciona ganhos reais – acima da inflação – para os assalariados, mas somente se o PIB tiver crescimento. Essa fórmula vale até 2019.

Condenações na Lava Jato já somam 337 anos de prisão

A Operação Lava Jato, sem dúvida alguma, é o maior esquema de corrupção já revelado em toda a história do país. Não somente devido ao número de indiciados e réus, mas também pela quantidade de penas aplicadas pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela condução das investigações em primeira instância.
Somadas as condenações de todos os réus, chega-se a impressionantes 337 anos e 5 meses de detenção, até o momento. A lista de condenações crescerá com o desfecho de outros casos. Desde quando a Lava Jato foi deflagrada, em março do ano passado, Moro condenou apenas um quinto dos acusados de envolvimento no esquema de corrupção instalado há anos na Petrobras.

Decepcionado, José Dirceu pode se desfiliar do PT

jose_dirceuA coluna da Mônica Bergamo revelou que José Dirceu está pensando em se desfiliar do PT. A informação circula entre amigos e ex-funcionários muito próximos do ex-ministro.
A possibilidade, no entanto, é vista como muito remota por interlocutores políticos de Dirceu.
Segundo um de seus mais próximos aliados políticos, ele “jamais tomaria uma decisão dessa importância de dentro de uma cadeia, isolado e praticamente incomunicável”.
O petista só pode receber advogados e familiares.

Vídeo: em 2002, PT se dizia contra corrupção

Oposição pressiona TSE para apurar irregularidades nas eleições de 2014

A decisão do vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, de cobrar do Ministério Público Federal uma investigação sobre as contas da campanha de Dilma Rousseff à reeleição reacende um julgamento que estava em banho-maria na Corte.
“O pedido de Gilmar Mendes reforça o argumento da oposição de que, em relação à presidente Dilma, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está sendo omisso”, declarou o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP).

Presidente Dilma nomeou 89 nomes para ministérios desde 2011

foto-dilma-desesperoO governo da presidente Dilma Rousseff superou o número de ministros nomeados na comparação com os dois governos anteriores, de Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2011, foram nomeados 89 titulares de pastas com status de ministérios, incluindo órgãos da Presidência da República.
Nos cinco primeiros anos de mandato, Lula teve 74 ministros e FHC, 70. Antes de assumir o segundo mandato, a presidente fez uma reforma ministerial em que quatro titulares foram trocados de pastas, 15 mantidos e outros 20 novos nomes anunciados. Outra grande mudança ocorreu no primeiro ano de governo, quando sete ministros caíram – seis envolvidos em casos de corrupção. O Planalto tem desenhado nas últimas semanas um novo cenário em resposta à crise política e econômica.

TCU: Petrobras pagava dobro do valor de custo

hqdefaultSuperfaturamentos sistêmicos que podem chegar à metade daquilo que a Petrobras, a maior empresa do país, gastava com suas bilionárias obras e aquisições. É o que apontam os primeiros indícios de investigações inéditas em andamento para analisar mais de R$ 30 bilhões em contratos da estatal nos últimos anos com as empresas envolvidas na Operação Lava Jato.
A primeira mostra dos absurdos valores que a estatal pagava a essas empresas causou choque entre ministros e auditores do TCU (Tribunal de Contas da União). O normal era desembolsar mais que o dobro do que custava. Em alguns casos, chegou a pagar 13.834% a mais.
A análise foi feita em parte de um contrato de R$ 3,8 bilhões da estatal com um consórcio formado pelas empresas Camargo Corrêa e Cnec para a construção de uma das plantas da refinaria Abreu e Lima (PE).