Header Ads Widget


Bolsonaro diz que ataques tentam prejudicar agronegócio do Brasil

 

Em visita a Mato Grosso nesta sexta-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que outros países têm criticado as queimadas no Brasil de modo a tentar prejudicar o agronegócio brasileiro.

Segundo ele, os incêndios que têm tomado conta da Amazônia e do Pantanal, este em território mato-grossense, acontecem todos os anos.

“Estamos vendo alguns focos de incêndios acontecendo pelo Brasil. Isso acontece ao longo de anos. Temos sofrido uma crítica muito grande, porque quanto mais nos atacarem, melhor interessa para nossos concorrentes daquilo que temos de melhor: o agronegócio”, afirmou.

“Países que hoje nos criticam, não têm problema de queimadas, porque já queimaram tudo. Nós aqui temos a matriz energética mais limpa do mundo. Nós, proporcionalmente, ocupamos uma menor área para agricultura e agropecuária em relação a qualquer outro país no mundo. Nós somos um exemplo para o mundo”, acrescentou.

Países que hoje nos criticam, não têm problema de queimadas, porque já queimaram tudo

As declarações ocorreram em um discurso após a inauguração de uma usina de etanol de milho em Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá).

Bolsonaro chegou a afirmar que seu avião arremeteu por conta da falta de visibilidade. Sinop também é uma das regiões do Estado que sofre com fumaças dos incêndios. Os focos de queimadas atingem Mato Grosso desde o início de agosto.

Em outros momentos do discurso, o presidente defendeu o agronegócio. E disse que negou à ONU (Organização das Nações Unidas) o pedido para que aumentassem as terras demarcadas no país.

“Eu gravei há dois dias o discurso que faria na ONU na semana que vem, como fiz no ano passado. No ano passado, falamos do agronegócio, da potencialidade de nosso país,  e falamos também que era inadmissível nosso país ter a quantidade de terras demarcadas para índios e quilombolas”, disse.

“Os índios são nossos irmãos, nossos parceiros, eles merecem a sua terra, mas dentro de uma razoabilidade. A ONU queria que passássemos de 14% de terras demarcadas para 20%. Falei não. Não podemos sufocar aquilo que tem garantido não só nossa segurança alimentar, mas a segurança alimentar para mais de 1 bilhão de habitantes no mundo”, completou.

Queimadas em MT

Pelo ritmo diário de registro de fogo, setembro de 2020 será o mês com o maior número de queimadas já registrado em toda a história no Pantanal.

Ao todo, 2020 já possui o maior número de queimadas registradas no Pantanal, com grande distância dos valores de outros anos.

 O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, atribuiu a explosão de queimadas em 2020 à falta de manejo de fogo nos dois últimos anos. Segundo o ministro afirmou, o manejo não teria ocorrido por questões ideológicas. Mídia News


Postar um comentário

0 Comentários