O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que a meta do governo é terminar 2021 com 100% da população vacinada contra a covid-19. A expectativa é em relação à compra da Sputinik V, que teve autorização liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com a qual o Estado firmou o compromisso para comprar 1,2 milhão de doses.
"No segundo semestre a expectativa é muito grande. Tenho certeza que vamos ter muita coisa positiva e a meta é chegar ao final do ano com 100% da população vacinada", revelou o gestor.
Segundo Mauro, o governo tem dinheiro em caixa para pagar os cerca de R$ 67 milhões para adquirir as 1,2 milhão de doses do imunizante. "O governo do Estado está preparado para comprar e pagar. E se pagar é nossa, vai vir aqui, para o estado de Mato Grosso".
Ele ainda classificou como "lamentável" a demora da Anvisa em liberar o imunizante, que já é utilizado em mais de 60 países. O próximo passo é garantir a segurança jurídica para a compra, que irá auxiliar na vacinação dos mato-grossenses.
"Sem segurança jurídica a gente não faz nada. Tenho certeza que a segurança jurídica será construída e que faremos essa compra", explicou Mauro.
Segundo o Ministério da Saúde, até segunda-feira (7) já foram aplicadas 950.887 vacinas em Mato Grosso, destas, 659.844 foram para primeira dose, o que significa que 18,7% da população já recebeu uma das doses da imunização.
0 Comentários