Header Ads Widget


Existe total liberdade de expressão no Brasil?

Proferi palestra ontem à noite na Escola Estadual 13 de Maio em Tangará da Serra, para jovens concluintes do Ensino Médio.

Atendendo convite que me fizeram na semana passada, fui à escola para discorrer sobre o tema: "Liberdade de expressão - existe em nosso país"?

Garanto ao webleitor que fui sincero suficiente para informar àqueles concluintes que ainda não há total liberdade de expressão no Brasil.

Disse-lhes que por causa do poderia econômico se sobrepor ao ideológico, nós jornalistas, continuamos escrevendo, falando e divulgando aquilo que criamos, com muito cuidado. Para não dizer que os jornalistas empregados ainda têm suas criações checadas pela editoria para ver se não ferem esse ou aquele grande anunciante.

Contei-lhes que a maioria dos veículos de comunicação ou é de propriedade de políticos poderosos ou está atrelada a eles.

Essa seria, disse-lhes, a grande barreira que continua impedindo, mesmo depois da Constituição de 1988, o jornalista manifestar seu pensamento publicamente e de fato dizer o que precisaria ser dito.

Imagino que aqueles jovens que iniciarão uma faculdade no próximo ano, devam estar cientes que a democracia avançou muito, mas o cidadão de modo geral, ainda não pode radicalizar em seu direito de expressão. Há menos, disse, que queira ser enquadrado em algum tipo de retaliação.

É claro que a palestra envererou por outros ângulos da chamada liberdade de expressão. Mas convém dizer nesse espaço somente isso: eu ainda não posso dizer tudo o que gostaria e muito menos escrever, embora sendo verdade, sobre uma série de assuntos.

Disse para eles: por enquanto vou até onde posso e devo ir, guardando minhas centenas de textos livres, para publicar quando um dia a máxima liberdade de expressão chegar.

Postar um comentário

0 Comentários