A imprensão que estou tendo é que ao invés de água, está caindo casolina dos céus, para os incêndios estarem tão violentos no município mato-grossense de Chapada dos Guimarães.
Há seis dias o Parque Nacional de Chapadas está sendo consumido pelo fogo.
O Ibama estimou que entre 800 a 1.000 hectares do Parque estão sendo queimados por dia, sendo que até ontem a estimativa era de que mais de quatro mil hectares já haviam sido devastados dentro da unidade de conservação.
No lado externo, a perda de seis mil hectares de vegetação é garantida, mas o número pode ser maior, porque muitos focos não estão sendo controlados. O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que é a parte protegida pelo Ibama, tem quase 33 mil hectares.
O fogo, que entrou na unidade no sábado, queimou o morro de São Jerônimo e o Caminho das Pedras e ameaçava destruir o circuito das cachoeiras, que inclui sete quedas d´água, entre elas o Véu de Noiva.
Num trabalho exaustivo, os brigadistas do Ibama, Defesa Civil e Bombeiros conseguiram conter as labaredas que chegavam pela parte superior do Parque.
Com informações do Diário de Cuiabá
0 Comentários