O prefeito de Juína (MT) Hilton Campos (PP), se juntou aos vereadores e a fazendeiros para escurraçar jornalistas franceses, membros do Greenpeace e da Organização Amazônia Nativa (Opan).
A demonstração de poder sobre o município começou com a chegada do grupo no último dia 19.
Com a divulgação de um vídeo, a situação começa a ganhar repercussão internacional. Os membros da expedição foram impedidos de conhecer e documentar áreas recém-desmatadas, além de mostrar a convivência do povo indígena Enawene-Nawe, que vive basicamente da agricultura e da pesca.
No último dia 19, fazendeiros abordaram integrantes das duas organizações no hotel onde estavam hospedados, querendo saber quem eram e o que estavam fazendo na terra "deles".
Na manhã seguinte, o local foi cercado por dezenas de fazendeiros e o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Pedroso, o Chicão (DEM), que exigiam esclarecimentos sobre os objetivos dos visitantes. O grupo foi levado à Câmara Municipal, onde uma sessão especial foi rapidamente organizada.
Estavam presentes o prefeito Hilton Campos, o presidente da Câmara, o presidente da OAB local, o presidente da Associação dos Produtores Rurais da região do Rio Preto (Aprur), Aderval Bento, vários vereadores e pelos menos 50 fazendeiros.
A polícia, inerte, acompanhou tudo. A sessão durou seis horas e os fazendeiros, juntamente com o prefeito, em tom de ameaça repetiam que o grupo não era bem-vindo. Hilton foi intensamente aplaudido quando reafirmou que a viagem dos visitantes não poderia continuar e que nem a polícia poderia interferir na decisão.
Escoltados pelos fazendeiros e pela polícia, o grupo, então avisou aos índios sobre o cancelamento da expedição.
A área é motivo de disputa entre os Enawene-Nawe e os fazendeiros. O conflito para expansão agrícola sobre áreas protegidas e territórios de povos indígenas se arrasta há décadas. E, agora, os fazendeiros já afirmam que os índios são propriedades deles. Já os pesquisadores, saíram da região com o conceito de que Juína é uma terra sem leis.
Confira no vídeo abaixo a investida de fazendeiros e políticos contra a equipe do Greenpeace.
Clique na imagem
0 Comentários