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Sobre a escola de tempo integral

Repercussão acalorada está gerando meu comentário apontando que as escolas públicas de Tangará da Serra não têm ainda infra-estrutura adequada para abrigar o funcionamento de tempo integral.

Permaneço com a mesma posição.

Com isso não nego que seria algo realmente inovador e muito bom para nossas famílias.

É verdade que a escola de tempo integral tende a proporcionar muito mais oportunidade de aprendizagem para nossos alunos e tranqüilidade para os pais.

Porém, não estou convencido que, além de infra-estrutura, Tangará da Serra tenha tanta mão de obra para ser empregada e tanto dinheiro assim, para pagar com dignidade o salário dos mestres.
Peço desculpas aos que pensam contrário. Mas, só acredito vendo.

TIRE SUAS CONCLUSÕES:

O aprendizado integral envolve todas as áreas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, psicossocial e psicológico da criança, como as artes, o teatro, a música, a leitura, o esporte, entre outras. Esse modelo deve oferecer aos alunos oportunidades de vivências múltiplas em todas essas áreas.

Para isso, exigem-se profissionais qualificados e preparados para lidar com uma clientela que por muito tempo foi marginalizada na escola, e que por isso, em sua maioria, apresenta comportamento agitado, impulsivo, agressivo até.

Exigem-se espaços apropriados também: quadras, ambientes de artes, músicas, auditórios, teatros. É um grande investimento em pessoal e material, além de reformas físicas.

Toda essa nova realidade exige muito do professor e dos alunos. Professor tem que virar "babá" das crianças, pois tem que auxiliá-los até nas escovação de dentes.

O professor tem que ser um profissional voltado para o ensino da higiene pessoal e psicológico. Mas uma vez observo: o programa é louvável. A prática, porém, é outra história completamente diferente. Passem bem!

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