18 de março de 2009

Segurança pública é para todos

Considero que todos os temas propostos pela Campanha da Fraternidade ao longo dos anos foram importantes, cada um deles dentro do seu contexto. Mas, nenhum deles veio a calhar como o agora suscitado pela nossa CNBB que sugeriu a reflexão de todos nós, cristãos, em cima da segurança pública.

Ou, da própria insegurança pública. Em primeiro lugar é salutar que toda a sociedade tome conhecimento de que o tema da Campanha da Fraternidade deste ano foi resultado de um abaixo-assinado de amplitude nacional.

Todos os anos por ocasião da Conferência Episcopal da CNBB é escolhido o tema da campanha para o ano seguinte. Mas, esse, não. Esse saiu da própria boca do povo. E isso está se dando, primeiro porque exatamente a insegurança pública é um gravíssimo problema que está afetando a todos nós, indistintamente.

Depois, porque por si só o tema já reflete a necessidade de uma reflexão aprofundada por parte do conjunto da nossa sociedade. Uma constatação a que se chega, de imediato, é a de que devido às políticas públicas é que se está vendo esse crescimento assustador da violência.

Basta se ir às áreas de risco para se ver a olhos claros onde mais falharam essas políticas públicas advindo daí esse cenário devastador da violência generalizada. Conscientizemo-nos de que a segurança pública é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com