Header Ads Widget


Segurança pública é para todos

Considero que todos os temas propostos pela Campanha da Fraternidade ao longo dos anos foram importantes, cada um deles dentro do seu contexto. Mas, nenhum deles veio a calhar como o agora suscitado pela nossa CNBB que sugeriu a reflexão de todos nós, cristãos, em cima da segurança pública.

Ou, da própria insegurança pública. Em primeiro lugar é salutar que toda a sociedade tome conhecimento de que o tema da Campanha da Fraternidade deste ano foi resultado de um abaixo-assinado de amplitude nacional.

Todos os anos por ocasião da Conferência Episcopal da CNBB é escolhido o tema da campanha para o ano seguinte. Mas, esse, não. Esse saiu da própria boca do povo. E isso está se dando, primeiro porque exatamente a insegurança pública é um gravíssimo problema que está afetando a todos nós, indistintamente.

Depois, porque por si só o tema já reflete a necessidade de uma reflexão aprofundada por parte do conjunto da nossa sociedade. Uma constatação a que se chega, de imediato, é a de que devido às políticas públicas é que se está vendo esse crescimento assustador da violência.

Basta se ir às áreas de risco para se ver a olhos claros onde mais falharam essas políticas públicas advindo daí esse cenário devastador da violência generalizada. Conscientizemo-nos de que a segurança pública é para todos.

Postar um comentário

0 Comentários