Header Ads Widget


“Caixeiro viajante”: Lula supera FHC em viagens internacionais

Lula atinge 348 dias no exterior, o que representa 15% do governo

Assim que a aeronave presidencial aterrissar nesta quarta-feira (22) em Buenos Aires, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva superará a marca de Fernando Henrique Cardoso no número de dias com agenda no exterior, restando ainda 20 meses para o término do mandato. Com a visita de hoje e amanhã à Argentina, Lula atingirá 348 dias no exterior, o que representa 15% do governo.

Em oito anos, entre 1995 e 2002, o tucano passou 347 dias em viagens internacionais. Esses 347 dias de Fernando Henrique, que repassou a Lula a fama de caixeiro-viajante, representam 11,8% do mandato. Crítico dos deslocamentos de seu antecessor, Lula já havia ultrapassado FHC no número de nações visitadas.

A marca do tucano, de 115 visitas internacionais, foi batida pelo petista em junho de 2007. Hoje, na Argentina, Lula acumulará 183 visitas ao exterior, incluindo as repetições. Nos Estados Unidos, por exemplo, o petista já esteve dez vezes desde 2003. No ano passado, Lula passou 75 dias em viagens ao exterior.

Foi seu recorde, seguido de 2003 (67 dias), 2007 (61), 2005 (52) e 2004 (40). Em 2006, ano no qual priorizou os deslocamentos nacionais por conta da campanha à reeleição, marcou sua pior milhagem - apenas 34 dias fora do país. BSB

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Pensava eu, que o nobre editor pela vasta e admirada biografria de luta e militancia em prol das liberdades individuais em especial o direito a opiniao, pudesse arraigar em suas convicções o papel da esquerda libertaria e garantidora dos direito fundamentais.

    Em tempos de crise tenho lido muitas noticias, pra nao dizer a maioria esmagadora delas de cunho negativo, puxando para baixo a condição que o Presidnete LULA eregeu o País ao mais alto grau de respeitabilidade internacional, sincronizando ações "nunca dantes vista" para colocar o povo como um ator social das grandes transformaççoes pelo qual o País vem atravessando.

    FHC pela cultura indiscutivel, viajou muito menos, é verdade, mas nas "poucas" viagens que fez, entregou as grandes conquistas do Brasil, ao uso do capital internacional e especulativo. Ninguém mais se recorda do enteguismo desenfreado das nossas estatais?

    Nao tem problema algum, afinal vivemos num estado democratico de direito, e como tal as eleições se avizinham, e é bom que pessoas como o nobre editor tenha a oportunidade de externar a sua vontade pela retomado do governo neo-liberal em detrimento das grandes conquistas sociais, culturais e principalkemnte humanas experi3mentadas nesses ultimos 08 anos.

    Assim penso, e sempre vou respeitar o seu direito de faze-lo da forma que bem entender, mas nao posso manter inerte diante da negação publica de que tivemos no Presidente LULA, o maior lider politico do País e uma das figuras mais respeitadas que levou o Brasil ao cume da politica internacional.



    Abraços

    Gilmar Gonçalves

    ResponderExcluir