Header Ads Widget


Começa vacinação contra gripe suína

Os profissionais da Saúde e indígenas começaram a ser vacinados, nesta segunda-feira (08), contra a Influenza Pandêmica (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. Esse é o primeiro grupo a receber a imunização, que pode reduzir o risco de uma nova pandemia. O calendário nacional foi divulgado pelo Ministério da Saúde, que definiu cinco períodos para a vacinação. A primeira etapa vai até o dia 19 de março.

Em Vitória, a vacina para os profissionais da saúde, que atuam diretamente no enfrentamento da doença, está disponível em 26 unidades de saúde, de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Os indígenas que vivem em aldeias, como na região de Aracruz, receberão a visita de técnicos municipais. Em todo o Espírito Santo, cerca de 500 postos de vacinação estarão em funcionamento.

Já a segunda etapa vai de 22 de março até 2 de abril em que gestantes, pessoas menores de 59 anos com problemas crônicos, crianças de seis meses a dois anos de idade e a população com faixa etária entre 20 e 30 anos, poderão tomar a vacina.

A terceira etapa acontece de 5 a 23 de abril, para adultos saudáveis de 20 a 29 anos. A quarta etapa vai de 24 a 27 de maio para idosos com problemas crônicos. E na quinta e última etapa, que vai de 10 a 21 de maio, os adultos saudáveis de 30 a 39 anos serão vacinados.

A quinta etapa vai coincidir com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. Nesse período, os idosos serão imunizados para a influenza sazonal, como todos os anos, mas se tiverem doenças crônicas, receberão também a vacina contra a Influenza Pandêmica.

Para receber a vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima portando um documento de identidade. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), espera que 1,6 milhão de pessoas sejam imunizadas em todo o Espírito Santo. No ano passado, a doença atingiu 132 pessoas no Estado.

Doentes crônicos

Segundo o calendário de vacinação, só ficam de fora da campanha nacional as pessoas com idade entre 40 e 59 anos que não apresentem doenças crônicas. Contudo, a Secretaria de Saúde não definiu a obrigatoriedade de apresentação de laudo médico que comprove a existência da doença. Em tese, isso pode facilitar o acesso à vacina por parte de pessoas não estão classificadas como prioritárias.

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que se ao fim da campanha houver sobra de doses da vacina contra a Influenza Pandêmica, caberá aos municípios definir novas estratégias de vacinação. Nesse caso, o grupo de pessoas que a princípio não é considerado prioritário poderá ser incluído no calendário das unidades de saúde.

Confira o calendário de vacinação:
08/03 a 19/03
- Trabalhadores da área de saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia;
- Indígenas
22/03 a 02/04
- Gestantes;
- Doentes crônicos;
- Crianças de seis meses a dois anos;
05/04 a 23/04
- População de 20 a 29 anos
24/04 a 07/05
- Idosos com mais de 60 anos (durante a Campanha Nacional de Vacinação ao Idoso);
- Idosos com doenças crônicas;
10/05 a 21/05
- População de 30 a 39 anos.
FONTE: Gazeta On Line.

Postar um comentário

0 Comentários