30 de março de 2010

IDHEAS: projeto “caminhada para vida” melhora a vida dos participantes

Participantes do projeto na localidade da Grande Vila Esmeralda

Agência Centro Oeste

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida à comunidade, o Instituto de Desenvolvimento Humano, Econômico e Ação Social (IDHEAS) vem desenvolvendo desde o dia 19 de fevereiro, o projeto social “Caminhada pela Vida”.

Atendendo atualmente aproximadamente 400 pessoas das 10 Unidades de Saúde da Família (USF), o projeto tem contribuído com informações, através de palestras e melhores condições de vida para os participantes.

A enfermeira Juliana Herrero, coordenadora das Unidades de Saúde da Família, disse que houve preocupações também com as condições que essas pessoas praticavam as caminhadas, a maioria delas, sem calçados.

“Além de ser perigoso andar nas ruas com os pés desprotegidos por causa dos pequenos acidentes que podem acontecer, a realização da atividade física sem o uso do calçado adequado (tênis) poderia provocar problemas na articulação e contusões” diz ainda Juliana Herrero.

Para solucionar o problema, o IDHEAS fez a doação de 350 pares de tênis e 500 camisetas para os inscritos no programa.

Quem ficou feliz com a doação o aposentando José Inácio, 69 anos de idade. ““Agora posso até tropeçar, que não vou machucar meu dedo que nem eu fiz no ano passado” relata sorrindo.

Os encontros desse grupo, especial para a saúde de Tangará da Serra, são realizados todas as sextas feiras, a partir das 7 horas, nas 10 USF’s localizadas nos diferentes bairros e setores da cidade.

De acordo os especialistas, as atividades físicas que vêm sendo praticadas por essas pessoas, maioria da terceira idade, ajudam a evitar hipertensão, controla o diabetes, diminui a obesidade, e ainda melhora a auto-estima.

Na sexta-feira, 26, aconteceu o encontro mensal do projeto “Caminhada para a Vida” onde reuniu centenas de pessoas na USF do bairro Vila Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com