Mulher gestante sendo atendida em uma USF do município
No município de Tangará da Serra pelo menos uma vez por semana as enfermeiras-chefes das Unidades de Saúde da Família (USFs), juntamente com suas respectivas equipes ministram palestras informativas para as gestantes. Com temas diferenciados, as palestras repassam informações a respeito da saúde da mulher grávida, cuidados iniciais com o bebê, controle de vacinas, higiene pessoal, higiene bucal do recém-nascido, entre outros assuntos.
Na USF do bairro Vila Goiânia, 36 gestantes estão realizando, mensalmente, o pré-natal. De acordo com a enfermeira-chefe da unidade, Milena Angélica P.O. Pilger, o acompanhamento é de suma importância já que é através das consultas que os médicos conseguem saber se o bebê está se desenvolvendo normalmente, se as vacinas estão sendo realizadas, e se a gestante está dentro do pêso, entre outros cuidados.
Helen Cristina Guilherme Mendes (17) está no seu 8º mês de gestação e diz: “Faço consultas mensais com a médica Heloísa desde que recebi a confirmação que estava grávida. O melhor daqui é que sempre que sinto alguma dor diferente posso vir na hora que sou atendida.”
Esta jovem mãe, além de frequentar a unidade para realizar as consultas mensais, participa também das palestras realizadas pelos profissionais da saúde. “Sempre aprendo uma coisa nova, hoje mesmo, aprendi que é obrigatório fazer a higiene bucal no bebezinho. Eu achava que esse procedimento só seria necessário quando começassem a nascer os dentinhos na criança.”
As palestras abordam temas diferenciados e o objetivo vai além de informar as futuras mamães. “Elas acabam trocando experiências com outras gestantes e se sentem bem mais próximas de nós profissionais de saúde, diz Milena.
Maristela Ribeiro Batista, mãe de Ana de um ano e oito meses, fez todo pré-natal da filha na USF do Vila Goiânia e relata que após a administração IDHEAS sentiu a diferença no atendimento. “Hoje todas nós gestantes somos muito bem atendidas pelos médicos. A doutora Heloísa, por exemplo, é super atenciosa, explica tudo com muita clareza e assim a gente se sente bem mais tranquila; o atendimento de um mês pra cá melhorou muito mesmo, fico contente por isso e espero que continue dessa forma porque na verdade a gente merece, né?”
Após o término das palestras, as gestantes ainda recebem da equipe das Unidades uma lembrancinha. “É uma forma de agradarmos ainda mais as futuras mamães” diz a enfermeira-chefe do Vila Goiânia. ”É muito bom sentirmos que elas se preocupam mesmo com a gente”, finaliza. Helen Cristina. Da Agência Centro Oeste de Notícias com Fernanda Delmondes
0 Comentários