Header Ads Widget


Para gestantes, saúde pública melhorou muito em Tangará da Serra

Mulher gestante sendo atendida em uma USF do município

No município de Tangará da Serra pelo menos uma vez por semana as enfermeiras-chefes das Unidades de Saúde da Família (USFs), juntamente com suas respectivas equipes ministram palestras informativas para as gestantes. Com temas diferenciados, as palestras repassam informações a respeito da saúde da mulher grávida, cuidados iniciais com o bebê, controle de vacinas, higiene pessoal, higiene bucal do recém-nascido, entre outros assuntos.

Na USF do bairro Vila Goiânia, 36 gestantes estão realizando, mensalmente, o pré-natal. De acordo com a enfermeira-chefe da unidade, Milena Angélica P.O. Pilger, o acompanhamento é de suma importância já que é através das consultas que os médicos conseguem saber se o bebê está se desenvolvendo normalmente, se as vacinas estão sendo realizadas, e se a gestante está dentro do pêso, entre outros cuidados.

Helen Cristina Guilherme Mendes (17) está no seu 8º mês de gestação e diz: “Faço consultas mensais com a médica Heloísa desde que recebi a confirmação que estava grávida. O melhor daqui é que sempre que sinto alguma dor diferente posso vir na hora que sou atendida.”

Esta jovem mãe, além de frequentar a unidade para realizar as consultas mensais, participa também das palestras realizadas pelos profissionais da saúde. “Sempre aprendo uma coisa nova, hoje mesmo, aprendi que é obrigatório fazer a higiene bucal no bebezinho. Eu achava que esse procedimento só seria necessário quando começassem a nascer os dentinhos na criança.”

As palestras abordam temas diferenciados e o objetivo vai além de informar as futuras mamães. “Elas acabam trocando experiências com outras gestantes e se sentem bem mais próximas de nós profissionais de saúde, diz Milena.

Maristela Ribeiro Batista, mãe de Ana de um ano e oito meses, fez todo pré-natal da filha na USF do Vila Goiânia e relata que após a administração IDHEAS sentiu a diferença no atendimento. “Hoje todas nós gestantes somos muito bem atendidas pelos médicos. A doutora Heloísa, por exemplo, é super atenciosa, explica tudo com muita clareza e assim a gente se sente bem mais tranquila; o atendimento de um mês pra cá melhorou muito mesmo, fico contente por isso e espero que continue dessa forma porque na verdade a gente merece, né?”

Após o término das palestras, as gestantes ainda recebem da equipe das Unidades uma lembrancinha. “É uma forma de agradarmos ainda mais as futuras mamães” diz a enfermeira-chefe do Vila Goiânia. ”É muito bom sentirmos que elas se preocupam mesmo com a gente”, finaliza. Helen Cristina. Da Agência Centro Oeste de Notícias com Fernanda Delmondes

Postar um comentário

0 Comentários