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Manda quem pode, obedece quem tem juízo

Murillo de Aragão e Cristiano Noronha, da empresa de consultoria política Arko Advice:

A campanha de Dilma Roussef apresenta vários problemas. Um deles é a questão da comunicação. Muita gente anda dando palpite e, dizem, a candidata não segue as ordens do marqueiteiro João Santana.

Existe também um conflito entre o "lulismo" e o petismo pelo comando da campanha. Aliás,conflito antigo que sempre esteve presente - em maior ou menor grau - nas campanhas. Anteriores. Só que - com uma pequena diferença - Lula não é Dilma e ele colocava no bolso o PT inteiro e quem mais estivesse por perto.

Agora, Dilma tem o desafio de a) obedecer João Santana; e b) não ser refém do petismo tradicional. Como foi escolhida por Lula e caiu de pára-quedas no partido, Dilma tem que mostrar tanto humildade (em seguir a orientação de quem entende mais do que ela de campanhas) e personalidade (para resistir às tentativas de intervenção na campanha).

Uma regra básica que ela tem que cumprir na questão da estratégia de comunicação da campanha é o de centralizar os esforços em alguém. Dividir não é bom.

Consta que o presidente Lula teria alertado ao marqueteiro João Santana para se impor na condução do processo e teria, ainda, avisado a Dilma que o caminho da vitória era com Santana.
Mesmo estando atrás nas pesquisas, Dilma é favorita para ganhar. Sobretudo, por conta de Lula e por conta do ambiente econômico.

No entanto, ela está cometendo erros na condução da campanha que podem, somados a outros deslizes, lhe custar a vitória.

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