Header Ads Widget


Wagner Ramos propõe criação de Secretaria de Educação Especial

Objetivo é que os alunos especiais possam ter atendimento ainda melhor para suas necessidades, sempre com os cuidados exigidos pela legislação

Se depender de proposta feita pelo deputado Wagner Ramos (PR) ao governo do estado, os alunos considerados público-alvo da educação especial – os portadores de deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades (superdotação) – passarão a contar com uma estrutura própria para eles.

O parlamentar teve aprovada pela Assembleia Legislativa indicação dirigida ao governador Silval Barbosa e à secretária de Estado de Educação, Rosaneide Sandes de Almeida, com pedido para criação da Secretaria Adjunta de Educação Especial – vinculada à Seduc.

“Nosso objetivo é que, em Mato Grosso, os alunos especiais possam usufruir de um atendimento que contemple ainda melhor suas necessidades, sempre com os cuidados exigidos por nossa legislação. Para tanto, a estrutura funcional da Seduc precisa ter mais do que apenas um departamento para essa finalidade”, observou Wagner Ramos.

Segundo ele, o ideal é que a secretaria proporcione o desenvolvimento de programas, projetos e ações – no âmbito do estado – em consonância com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. A intenção é assegurar a inclusão escolar para esses alunos e o acesso ao ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino, e oferta do atendimento educacional especializado.

Também fazem parte desse contexto, a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e na informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas. INFORME PUBLICITÁRIO

Postar um comentário

0 Comentários