Header Ads Widget


Wagner Ramos recorre ao governo por asfalto em Brianorte, Nova Maringá

Com a obra, parlamentar quer prevenção de acidentes e redução do alto índice de doenças das vias respiratórias – a 3ª causa de mortes no mundo

O vice-líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos, pediu ao governador Silval Barbosa (PMDB) e ao secretário de Estado de Infraestrutura, Arnaldo de Souza Neto, a pavimentação asfáltica das Avenidas Domingos Briante e Pedro Portilho, no distrito de Brianorte, município de Nova Maringá.

O objetivo do parlamentar, segundo indicação que encaminhou ao governo, é eliminar – de uma só vez – duas deficiências que vêm pondo em risco a saúde e a segurança da população local e de quem utiliza as duas vias: a falta de infraestrutura adequada e o alto índice de doenças das vias respiratórias.

Em sua justificativa, ele lembrou um alerta feito pelo geoquímico porto-riquenho José Centeno, do Instituto de Patologia das Forças Armadas Norte-Americanas. “A poeira carrega consigo uma série de elementos minerais e naturais prejudiciais à saúde, podendo penetrar profundamente nos pulmões”, alertou o geoquímico.

As doenças respiratórias são a 3ª causa de mortes no mundo todo, ganhando da Aids e só perdendo para as doenças cardiovasculares e os derrames. Segundo o Ministério da Saúde, a ingestão da poeira agrava problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos.

Ela é comparada a fumaça, gases e cigarro como agentes causadores da asma – doença crônica dos pulmões, que provoca estreitamento dos canais por onde passa o ar, causando dificuldade para respirar e chiado no peito.

“A saúde – por si só – já é uma justificativa importante, mas a pavimentação asfáltica das Avenidas Domingos Briante e Pedro Portilho, no distrito de Brianorte, também vai contribuir para desenvolvimento econômico da região e de seus moradores”, disse Wagner Ramos. Da Assessoria Parlamentar. (INFORME PUBLICITÁRIO)

Postar um comentário

0 Comentários