Header Ads Widget


MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

O Ministério da Saúde decidiu ontem suspender preventivamente as campanhas de vacinação de cães e gatos contra raiva animal em todo o país.

A decisão foi tomada após resultados preliminares de investigação laboratorial informados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizada com cobaias, que indicou a ocorrência de efeitos graves e mortes depois da vacinação que, até então, não eram previstos na literatura científica disponível.

Com base nesses resultados, como medida cautelar, o MAPA recomenda a interrupção temporária do uso da vacina, até que a investigação laboratorial seja concluída. Entre os efeitos que não eram previstos e que foram observados estão hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e intensa prostração.

Vale ressaltar que os resultados laboratorias preliminares indicam alterações ocorridas apenas nas amostras colhidas nos estados. Essas alterações não haviam ocorrido nos testes iniciais feitos pelo MAPA para a liberação da vacina, nem na contraprova de amostras mantidas em estoque.

A VACINA - A vacina que está sendo analisada é a RAI-PET®, produzida pelo laboratório Biovet, que desde 2003 tem registro no MAPA - responsável pela realização de testes de qualidade nas vacinas utilizadas em animais.

RAIVA - Ao identificar que cães e gatos estão com suspeita de raiva, os donos devem isolar os animais e chamar ajuda especializada, que pode ser a de técnicos do centro de controle de zoonoses local ou a de um veterinário da Secretaria Municipal de Saúde para que as providências adequadas sejam adotadas.

CUIDADOS - Se a pessoa for agredida por qualquer animal, deve lavar imediatamente a ferida com água e sabão e procurar um profissional de saúde para obter orientações sobre indicação de profilaxia antirrábica (vacina e/ou soro).

Postar um comentário

0 Comentários