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Pesquisa "à moda do freguês" e pro "diabo de ocasião"

Até a próxima sexta (8) sairá a primeira rodada de pesquisas para o segundo turno da disputa presidencial. É aguardar para ver.

Lamentavelmente, as pesquisas terminaram o primeiro turno como uma das vedetes da campanha eleitoral deste ano. Negativamente.Tivemos números para todos os gostos e desgostos.

A mais comum, pelo sabor demonstrado nas urnas, era "à moda do freguês," que não aparece no cardápio, mas é feita na hora.

O preço?Os valores são os mais variados possíveis.O danado são os efeitos colaterais. Causa desarranjo em muitos e mau humor em outros tantos.

Porém o mal-estar vem mais adiante, para os poucos que a vendem como matéria-prima da verdade.Tivemos até mesmo a novidade do proprietário de instituto de pesquisa convertido em analista político, caso do Marcos Coimbra - do Vox Populi.

Mais do que avaliações de números e estudo científico da sociologia política, ele passou meses atuando de feiticeiro e adivinho.

Não foi uma coisa nem outra. Em termos de Rio Grande do Norte, todas as pesquisas - sem exceção - acertaram na reeleição dos senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB).

Discrepâncias quanto a percentuais, tão-somente.Quase todas, com exceção do Instituto Start, apostaram que Rosalba Ciarlini (DEM) ganhava o Governo do Estado num só turno.O Ibope, outra vez, acertou na mosca. Como tinha acontecido em 2006.

Lições que ficam para segundo turno e outras eleições?Muitas. A começar pela certeza que não compensa a médio e longo prazos vender a alma ao "diabo de ocasião".

A principal moeda envolvida nesse tipo de negócio, ao contrário do que alguns imaginam, não é o Real. É a credibilidade.Depois de perdida, não há Real, Dólar, Euro e pataca furada que recuperem o prejuízo.

Porém ninguém duvide: neste turno e nas próximas eleições, o ramerrame será o mesmo. A maioria falará mal, mas todos continuarão à espera da próxima pesquisa.Façam suas apostas. Carlos Santos

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