Header Ads Widget


A salvação dos mineiros

Tirante a espetaculosidade mostrada o tempo inteiro pela televisão, aqueles momentos de tensão e expectativa da salvação dos trabalhadores em uma mina no Chile, emocionaram meio mundo. Pode-se dizer que todos tiveram as suas atenções voltadas para o que se fez ali visando salvar 33 preciosas vidas.

E, tirante essa propalada espetaculosidade, o que restou foi a autêntica lição de solidariedade; ficaram as cenas cheias de emoções e de exemplos.

Todos os que acompanharam as cenas são unânimes em afirmar que ficaram marcados indelevelmente por aqueles momentos de solidariedade, moral, garra, coragem e heroísmo que nos dão a plena certeza de que é possível, sim, se viver num mundo melhor, onde reine a justiça e um maior espírito de humanidade entre as pessoas.

Claro que os chilenos comemoraram com muita justiça o feito e cantaram até o Hino Nacional daquele país. Mas, nós não podemos perder de vista como lição desse episódio que tudo só se consolidou depois de uma importantíssima colaboração internacional que resultou na criação de condições objetivas e claras para resgatá-los com vida.

O que ficou também como resultado daquela ação é que foi uma atividade de alto risco, mas efetuada debaixo de um planejamento muito bem elaborado.

O que restou de bom nisso tudo foi que todos eles foram devolvidos ao seio dos seus familiares sãos e salvos, depois de se cumprir um roteiro rico em detalhes e com os riscos de uma empreitada dessa ordem presentes em cada passo do que ali estava sendo executado.

Bom, se se puder dizer que a avaliação do episódio é altamente positiva em tudo por tudo, então essa é a verdade absoluta.

Mas, repetimos, o que restou mesmo depois de tudo aquilo foi o exemplo de solidariedade e a demonstração cabal de que é possível sim haver a cooperação entre as pessoas quando um objetivo maior está diante delas. Emery Costa

Postar um comentário

0 Comentários